Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Retiros são altenativas no carnaval para quem prefere um período de paz

O evento "œRenascer" é uma dessas alternativas, o encontro tem o objetivo de aproximar pessoas de todas as idades para um período de reflexão, além de ser uma opção de carnaval diferente

26/02/2017 15:14


Fotos: Moura Alves/O Dia

No Carnaval, há quem prefira trocar as festas por algo mais tranquilo. Por conta disso, há os retiros espirituais que são locais onde as pessoas celebram os quatro dias de carnaval com missas e atividades culturais, visando a reflexão durante o período. 

Em sua 14ª edição, o evento “Renascer” é uma dessas alternativas. Realizado nos dias 26 a 28 de fevereiro em uma escola no centro da Capital, o encontro tem o objetivo de aproximar pessoas de todas as idades para um período de reflexão, além de ser uma opção de carnaval diferente para quem preferiu não pegar a estrada. O publico estimado é 3000 pessoas e as atividades começam às 8 da manhã e vai até com a noite com uma programação diversificada, que vai de missas, palestras e apresentações artísticas. Além disso, o evento conta com uma área destinada para crianças de 1 a 12 anos que realizam atividades de acordo com sua idade, como pintura, leitura de historia, brincadeiras. 

Uma das organizadoras do evento, a missionária Cristina Maia, participa há seis anos do evento em Teresina e comenta sobre como surgiu a ideia do Renascer. “Sabemos que nesse período o povo alguns vão para praia descansar, outros vão para carnavais mais tradicionais. Tivemos a inspiração desse evento justamente para proporcionar o momento de encontro com Deus”, ressalta. 

O evento conta com cerca de 300 voluntários, que realizam bazar e estão divididos em diversos stands para auxiliar os visitantes que passam pelo evento. Denys Uchoa, de 16 anos, iniciou cedo a vida de voluntário e está há dois anos participando do Renascer. “Cada um tem seu jeito de pular carnaval. Aqui, além da alegria, também proporciona o contato com Deus, que é eterno. Cada um faz do seu jeito e eu gosto do meu”, comenta. 

Quem opta pelos retiros quer um período de paz e recolhimento. A estudante Isabel Silva, de 22 anos, gosta das festas de carnaval, mas prefere a tranquilidade que o retiro lhe passa. Segundo ela, há uma questão de consciência sobre os exageros cometidos durante o ano, principalmente em questão a violência. “Optei por ter uma vida espiritualmente mais saudável. Vi uma oportunidade de fugir um pouco do mundo e ter um encontro com Deus”, afirma a jovem. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Letícia Santos
Mais sobre: