Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reduz para oito o número de UBS"™s que atendem Covid-19 em Teresina

Diminuição considera a queda na demanda por atendimento em determinadas regiões da cidade. Veja lista de unidades.

02/08/2021 10:14

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fez uma nova redução na quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem a pacientes com síndromes gripais e covid-19. Agora são somente oito postos de saúde recebendo pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus. Esta é a terceira redução feita pelo órgão nas últimas semanas: no início de julho, haviam 17 unidades de saúde atendendo pacientes com síndromes gripais e covid-19 em Teresina.

Vale lembrar que as unidades que deixaram de atender síndromes gripais e covid não vão fechar suas portas. Elas apenas terão seu funcionamento convertido para casos não-covid, ou seja, atendimentos de rotina e consultas gerais. [E importante ressaltar que, conforme explicou a FMS, essa redução é feita conforme a análise da demanda por atendimento em determinadas regiões de Teresina.


Foto: Divulgação/Prefeitura

“Essa divisão de atendimento feita nas unidades é uma estratégia que contribui para diminuir aglomerações e evitar que pacientes suspeitos de infecção pelo coronavírus tenham contato com outros sem sintomas”, explica Nádia Spindola, coordenadora de Ações Estratégicas da FMS. Ela acrescenta que nas UBS de covid e síndromes gripais, o paciente é colocado em local separado, preferencialmente arejado.

Uma das estatísticas que colaborou para esta redução na quantidade de UBS atendendo síndromes gripais foi justamente os casos e óbitos por covid-19 que, nesta última semana, tiveram os menores registros já feitos em 2021. Isso, segundo os especialistas, denota sinais de desaceleração da pandemia em Teresina, mas não significa que a situação está de fato controlada.

A queda na média móvel de casos de covid-19 na capital na última semana foi de 21% e os óbitos caíram 7%. Entre o público que já recebeu as duas doses das vacinas contra o coronavírus, a taxa de letalidade da doença caiu significativamente.

Veja abaixo quais são as UBS que estão atendendo covid-19 em Teresina:

Zona Norte:

  • UBS Real Copagre
  • UBS Santa Maria da Codipi

Zona Leste

  • UBS Planalto Uruguai
  • UBS Cidade Jardim

Zona Sul

  • UBS Parque Piauí
  • UBS Monte Castelo
  • UBS Vila Irmã Dulce

Zona Sudeste

  • UBS Gurupi

As outras 84 UBS’s estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica. Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam síndromes gripais. Também são oferecidos coleta de exame, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda e entrega de medicamentos.

Mais sobre: