Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

GMT anuncia paralisação por falta de condições de trabalho e por salário

A paralisação está marcada para sexta-feira (21). O sindicato reclama ainda da falta de diálogo entre a Guarda Municipal e a Semcaspi.

20/12/2018 08:46

O Sindicato dos Guardas Municipais de Teresina confirmou que a categoria vai parar suas atividades em protesto pelas más condições de trabalho concedidas pela Prefeitura de Teresina. A paralisação deve se iniciar às 10h desta sexta-feira (21) e deve continuar por tempo indeterminado. 

A paralisação foi decidida durante uma assembleia entre os profissionais ocorrida na última segunda-feira (17). De acordo com o presidente do sindicato, Henrique Sousa, as principais reivindicações são em função da falta de equipamentos para a categoria atuar nas diligências. “Nossa estrutura está bem abaixo da ideal. Nós não temos radio comunicadores, as munições estão vencidas, o pessoal que circula com motos não tem equipamentos de proteção individual”, explica. 

Além dessas reclamações, outros fatores endossam o movimento da Guarda Municipal, como o baixo salário dos agentes. “As placas de coletes a prova de balas são utilizadas de forma rotativa. O guarda chega e entrega as placas para o outro que já usa. A questão do instituto dos guardas que nuca foi aprovado. Além disso, tem o salário; hoje nosso salário é o mais baixo do Brasil na categoria de guarda municipal “, continua o presidente do sindicato. 

Em entrevista para uma emissora de televisão, o secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), declarou que a paralisação é infundada. “Nós não podemos utilizar greve como um instrumento desnecessário de opressão. Em um momento de greve, a postura sempre é buscar a legalidade das ações. Essa declaração de greve naturalmente vai ser contestada judicialmente como a passada foi e como as demais. Infelizmente essa gestão do sindicato tem reiteradamente buscado polemizar, buscado a atrapalhar, buscado a não contribuir para a boa gestão”, reclamou o secretário. 

De acordo com Henrique, presidente do sindicato, a declaração de Samuel não condiz com a realidade, ele conta que já tentaram uma conversa com a secretaria, mas nada foi resolvido. “Por muitas vezes nós tentamos um acordo e ele não cumpria. E como nós estamos reivindicando por melhoria salarial e estrutural nós temos motivos de sobra para paralisar. Inclusive por ele não aceitar conversar com a categoria”, comenta 

“Nós estamos tentando uma forma de chegar a um acordo e que ele cumpra esse acordo para que não aja esse movimento e ele não está se importando com isso. Tanto que tentamos conversar com ele sobre a paralisação nesses três dias antes e ele não está aceitando. Já tem mais de um ano que a relação entre a secretaria e a categoria está abalada. O ideal seria criar uma secretaria própria, uma Secretaria Municipal de Segurança”, continua o presidente do sindicato. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informou que está acompanhando as reivindicações dos guardas e que nunca deixou de receber qualquer integrante da GCM. "Sobre a remuneração, foram incorporados nos vencimentos dos guardas todos os benefícios, como a colocação da gratificação de risco de morte, gratificação por produção operacional ou outra gratificação que esteja de acordo com a legislação", acrescentou.

De acordo com a Semcaspi, o órgão conta com todos os equipamentos de proteção individual, necessários para as atividades diárias. "Os armamentos e munições também já foram recebidos pela Guarda, que também contam com nove viaturas, quatro motocicletas para o atendimento de ocorrências na capital. Sobre os radiocomunicadores, o processo de compra já foi finalizado e em breve o órgão vai receber os materiais", comunicou.

Leia a nota na íntegra:

NOTA

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informa que está acompanhando as reivindicações dos guardas e que nunca deixou de receber qualquer integrante da GCM. Sobre a remuneração, foram incorporados nos vencimentos dos guardas todos os benefícios, como a colocação da gratificação de risco de morte, gratificação por produção operacional ou outra gratificação que esteja de acordo com a legislação. Além disso, recentemente foi aprovada na Câmara Municipal o texto que possibilita a criação de escalas extraordinárias, onde o guarda municipal poderá, voluntariamente e mediante compensação financeira, abrir mão de sua folga e participar das operações. Sobre os equipamentos para a Guarda Municipal, conforme a lei, o órgão conta com todos os equipamentos de proteção individual, necessários para as atividades diárias. Os armamentos e munições também já foram recebidos pela Guarda, que também contam com nove viaturas, quatro motocicletas para o atendimento de ocorrências na capital. Sobre os radiocomunicadores, o processo de compra já foi finalizado e em breve o órgão vai receber os materiais. E para suprir a demanda de comunicação, a administração disponibiliza aparelhos celulares funcionais em cada viatura, conforme foi realizado no projeto Ronda Cidadão, da Polícia Militar.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Lucas Albano
Mais sobre: