Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rajadas de vento deixaram mais de 23 mil teresinenses sem luz

Cepisa realizou 11 mil atendimentos em apenas cinco horas e mais 12 mil até as 16h desta terça-feira.

06/11/2018 18:49

As rajadas de vento que atingiram Teresina na noite desta segunda-feira (05) causaram vários transtornos à população, dentre eles, a falta de luz. De acordo com o relatório parcial da Cepisa, pelo menos 23.600 usuários ficaram sem energia desde ontem até a tarde desta terça-feira (06) na Capital.

A Cepisa começou a receber chamados por interrupção do fornecimento em diferentes zonas por volta das 19 horas de ontem. Entre as 19h até a meia noite, foram realizados 11 mil atendimentos e entre a meia noite e as 16h30min de hoje, foram 12.600 atendimentos. A falta de energia nas zonas Norte e Sul ocorreu devido ao bloqueio de três alimentadores de subestações.

Além dos atendimentos, o Corpo de Bombeiros informou que recebeu 37 solicitações de emergência, em sua maioria, por árvores e placas que caíram com a força do vento. “Foi feita uma triagem e nós atendemos primeiro as com maior prioridade. A maior parte dos acidentes foram por conta de árvores caídas. Não tivemos danos humanos, somente danos materiais”, explica a major Nájra Nunes, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Vento não tem relação com o período chuvoso

Com as rajas de vento, muitos teresinenses chegaram a pensar que o B-R-O-Bró estava chegando ao fim e que se daria, a partir de agora, início ao período chuvoso. No entanto, as previsões apontam que o vento, que chegou a atingir velocidade de 62Km/h, não tem relações diretas com as chuvas, que devem cair somente no final de dezembro. “O fenômeno que causou a rajada está atuando em todo o Nordeste e impulsionou a formação de nuvens na Capital. “Essa nuvem tem um crescimento rápido, o que acabou formando rajadas de vento, descargas elétricas e alguma precipitação”, explicou o climatologista Werton Costa.

Por: Maria Clara Estrêla, Lucas Albano e Ananda Oliveira
Mais sobre: