Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT quer usar alinhamento com Fonteles e Lula para buscar vitória inédita a Prefeitura de Teresina

Na história recente a sigla acumulou fracassos e nunca conseguiu sequer chegar ao segundo turno em uma eleição para o palácio da cidade.

29/05/2023 às 09h04

24/09/2023 às 19h00

O Presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí, João de Deus, defendeu que o bom diálogo com o Governo Estadual e o Governo Federal poderá ser definitivo para que o partido chegue a uma inédita vitória na disputa pela Prefeitura de Teresina. Na história recente a sigla acumulou fracassos e nunca conseguiu sequer chegar ao segundo turno em uma eleição para o palácio da cidade.

Desde 1985 o petista que mais chegou próximo de uma vitória para a Prefeitura de Teresina foi o atual Ministro Wellington Dias, em 2000, com a chapa Wellington e Francisca Trindade a legenda obteve 32,43% dos votos, 99.874, porém, foi derrotado no primeiro turno para a chapa Firmino Filho (PSDB) e Marcos Silva (MDB). Em 2004 apesar do alinhamento com Lula na presidência e Wellington Dias no governo do estado o PT, com a chapa Flora Izabel e Gessivaldo Isaías (PSL), obteve apenas 27.457 ficando em quarto lugar.

Em 2008 foi o ano que o PT mais obteve votos na disputa pela Prefeitura de Teresina, o pai do Governador Rafael Fonteles, Nazareno Fonteles, em uma chapa com Marcos Silva (MDB), obteve 25,91% dos votos, um total de 100.546. A expressiva votação não foi suficiente para a sigla ir para o segundo turno, a coligação Silvio Mendes (PSDB) e Elmano Férrer (PTB) venceu com 70,36% da votação, 273.065 votos.

Para João de Deus a conjuntura atual de desgaste da gestão e enfraquecimento do PSDB pode ser um fator determinante para o pleito de 2024. “ Primeiro é importante é avaliar a conjuntura atual, lá atrás tínhamos uma gestão muito forte na Prefeitura, esse agrupamento perdeu a eleição e nós temos uma gestão muito mal avaliada. Um quadro completamente diferente. Dentre os pretensos a gestão que administrou Teresina por 30 anos está muito fragilizada, então o cenário é completamente diferente”, afirmou.

Presidente do PT no Piauí, João de Deus - (Tarcio Cruz/ O DIA) Tarcio Cruz/ O DIA
Presidente do PT no Piauí, João de Deus

O dirigente partidário destaca também que a parceria com Lula e Rafael Fonteles seria um fator determinante para o próximo ano. “Qual desses partidos que se propõe a governar Teresina tem mais condições de dialogar buscando ajuda do Governo Federal e do Estado ? Esse é um diálogo que a gente precisa fazer com a população de Teresina. Quais são os problemas de Teresina ? Transporte público, saúde, como solucionar esses problemas. Esse que é o debate. Qualquer que seja o candidato tem que estar muito sintonizado com os problemas da população”, finalizou.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Mais sobre: