Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professor troca as aulas de francês por produção de artesanato de papel

Jonas Santos mostrou nas redes sociais as peças [ produzidas e recebeu apoio para comercializá-las

24/05/2021 10:15

A pandemia do novo coronavírus marcou o ano de 2020 e continua em 2021 como um período de dificuldades para diversas áreas do mercado de trabalho. Com a crise econômica, diversos categorias profissionais sofreram com a perda de emprego ou tiveram o salário reduzido. E nesse contexto delicado, com a economia parada, muito além do suporte do poder público, foi necessário se reinventar profissionalmente para poder superar a crise. Foi o caso do professor de Português e Francês, Jonas Sousa, ao se reinventar quando deixou de ministrar aulas, investindo em artesanato de papel para driblar a crise da pandemia de Covid-19.

O professor Jhonnatas mora no bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste de Teresina, e passou a utilizar uma área da casa para desenvolver uma atividade de artesanato que aprendeu com a sua mãe durante a quarentena da pandemia do novo coronavírus, em 2020. Aprendeu utilizar tiras de papel na confecção de peças artesanais. Com esse trabalho, passou a ter uma fonte de renda enquanto as aulas estiverem suspensas.

"Eu aprendi esse trabalho com a minha mãe durante a quarentena, porque nesse período fiquei sem trabalhar e acabei adquirindo ansiedade por não saber as perspectivas de futuro. Então, a minha mãe me sugeriu para passar o tempo fazer um artesanato diferente, esse artesanato que chamam quilling. A partir daí comecei a confeccionar peças artesanais utilizando tiras de papel em casa como forma de brincadeira", explicou o professor.


Reprodução/Arquivo Pessoal

O resultado do trabalho de Jhonnatas são quadros coloridos com reprodução de imagens de pessoas e personagens famosas do cinema entre outras imagens. Ele trabalha por encomenda e já preparou alguns quadros, a exemplo do quadro do Sistema O DIA de Comunicação. O Piauí também recebeu homenagem do artesão com a confecção do mapa do estado e a famosa cajuína. A confecção desse artesanato pelo artesão é bastante simples, mas requer muita paciência e criatividade. Com uma agulha específica, Jonas vai enrolando as tiras de papel até formar o estilo arabesco desejado, às vezes, utiliza um esquadro para o molde que pretende. A pétala de rosa, confeccionada por ele, por exemplo, é muito mais simples. 

Com a produção artesanal, Jhonnatas Sousa começou a postar no seu Instagram as peças produzidas como hobby e recebeu dos amigos que curtiram incentivos para comercializá-las. "Eu comecei a postar no Instagram somente para mostrar os trabalhos que eu tinha feito em casa. E, a partir daí, alguns amigos começaram a me perguntar porque eu não vendia o meu trabalho e não criava uma página para divulgar as peças criadas. E esse incentivo me fez a fazer a página no Instagram e a postar, mesmo sem muita expectativa. Mas, para minha surpresa, acabei conseguindo um resultado muito positivo.

As pessoas simplesmente amaram o trabalho e o projeto, principalmente por ser algo muito artesanal e personalizado, que poderiam escolher aquilo que elas mais gostavam e amavam, em papel quilling", destacou. 

Jonas tem toda uma responsabilidade com o material que ele trabalha. Com as sobras de papel são feitos clipes, bloquinhos, marca texto. "Pensei em manter uma responsabilidade com o material que estou usando. E como estou utilizando muito papel acabo tendo muita sobra e passei a reutilizá-lo na confecção de marca páginas, bloquinhos de anotações, caderninhos, enfim, aí fiz pequenos clipes que são bandeirinhas com pequenos pedaços de papéis, sobras dos quadros", explica.

DO HOBBY AO NOVO NEGÓCIO

Com o sucesso das vendas das peças artesanais que tem nas redes sociais a melhor vitrine, o professor Jonas deixou as aulas de francês para investir no trabalho artesanal. "O interessante, depois que comecei a fazer os quadros deixei de dar aulas de francês, porque tive um resultado muito positivo com os quadros e está sendo algo que me dá muito prazer, além do resultado financeiro muito bacana", destacou. O trabalho artesanal de Jhonnatas Ssousa é mais um exemplo de empreendedorismo, de uma pessoa que se reinventou durante o período da pandemia. "Acredita que a pessoa pode se diversificar e a pandemia mostrou que podemos nos reinventar, aprender e fazer coisas novas", finaliza o artesão.

Por: Luiz Carlos Oliveira e Zan Viana
Mais sobre: