Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procura por serviços de segurança monitorada cresce no Carnaval

Empresas constatam aumento da demanda por conta do feriado prolongado, que torna imóveis vulneráveis a ação dos bandidos

28/02/2019 10:56

A preocupação com a segurança residencial é um tema de relevância durante todo o ano para moradores das diferentes regiões de Teresina. No entanto, é durante as épocas festivas, especialmente em feriados prolongados, quando a possibilidade de viagens é mais constante, que o foco para a prevenção de furtos e arrombamentos nas residências fica ainda mais em evidência. Empresas de segurança afirmam que há crescimento considerável na busca por sistema de monitoramento durante o período de Carnaval.

Kayra Lemos, gerente de uma empresa especializada em segurança patrimonial, explica que os serviços mais procurados são para o uso de alarmes, videomonitoramento e cercas elétricas. Os pacotes básicos chegam a custar em torno de R$ 1.500.

“A vigilância 24 horas é um dos serviços mais procurados, já que ela dá essa tranquilidade a mais para o cliente, de poder acompanhar a situação da sua residência de onde ele esteja. O uso de alarmes também está em alta, com a instalação de alarmes de presença que, quando acionados, recebemos o alerta e podemos intervir na situação”, explica.

Para a especialista, esses sistemas não podem ser usados apenas de forma corretiva, quando, por exemplo, as imagens só servirão para identificar os prováveis suspeitos após furto ou roubo, mas devem ser utilizadas de forma preventiva.

“Como o cliente pode acompanhar o sistema sempre, ele pode criar o hábito de acompanhar a situação da residência, mas também temos pacotes que nós fazemos isso para eles. Então, nesta época, se a pessoa for à praia e quiser apenas aproveitar o Carnaval, nós conseguimos fazer esse acompanhamento de quatro a seis vezes no dia”, detalha.

Na empresa, um dos pacotes básicos é orçado em R$ 1.500, com a instalação de quatro câmeras após uma análise de risco da residência. “Muita gente costuma procurar em cima da hora e nem sempre o serviço pode ser realizado; por isso, é muito importante ter essa busca com uma certa antecedência”, destaca Kayra.

Nas viagens mais longas, é aconselhável pedir que parentes ou vizinhos de confiança fiquem atentos a qualquer movimentação.

Dicas para quem vai deixar a casa sozinha durante a folia

1) Informe vizinhos de confiança sobre sua ausência e peça para que fiquem atentos a barulhos estranhos, movimentação no local e veículos desconhecidos estacionados em frente à garagem. 

2) Seja discreto ao divulgar seus planos de viagem, inclusive nas redes sociais. 

3) Suspenda a entrega de jornais e revistas.

4) Programe o telefone fixo para o modo ‘siga-me’. Dessa forma, qualquer ligação para sua casa será transmitida, automaticamente, para o número que você escolher.

5) Desligar a campainha também deixará em dúvida quem possa tocá-la para saber se há alguém em casa.

6) Mantenha as cortinas fechadas para dificultar a visualização do interior e feche as portas com trincos e trancas.

7) Lembre-se de deixar os cadeados dos portões virados para dentro, pois, para fora, fica claro que os moradores saíram.

8) Leve todas as chaves reservas, salvo aquelas deixadas com pessoas de confiança. 

9) Evite cofres e valores dentro da casa.

10) A contratação de monitoramento e alarme 24h também pode fazer a diferença na hora de viajar, pois o serviço reduz em até 94% a possibilidade de roubos. 

Fonte: ADT

Edição: Virgiane Passos
Por: Glenda Uchôa
Mais sobre: