Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Teresina tem 5 dias para apresentar plano de enfrentamento a alagamentos

Prazo foi estabelecido pelo Ministério Público. Já subiu para 618 o número de famílias desabrigadas pela chuva na capital. Defesa Civil monitora regiões próximas a bueiros e galerias.

11/02/2022 07:57

O Ministério Público do Piauí estabeleceu o prazo de cinco dias para que a Prefeitura de Teresina apresente um plano de atuação para enfrentamento aos pontos de alagamentos na cidade. A decisão veio após reunião da 42ª Promotoria de Justiça com a Procuradoria-Geral do Município nesta quinta-feira (10).

Além do plano de enfrentamento aos alagamentos, a PMT deverá ainda elaborar relatórios sobre estes locais críticos, indicando aqueles de baixo, médio e de alto risco. A produção destes documentos ficou sob responsabilidade das Superintendências de Assuntos Administrativos Descentralizados, as SAAD’s. Eles também devem ser apresentados ao Ministério Público na reunião marcada para o próximo dia 15.


Foto: Reprodução

O encontro ocorrido ontem (10) e presidido pelo promotor de Justiça Francisco de Jesus contou ainda com a participação das promotoras Carmelina Moura e Lina Lages, da 24º e 56ª Promotorias do Ministério Público. Representando a Prefeitura de Teresina, o procurador-geral do Município, Aurélio Lobão, se comprometeu a apresentar no prazo estabelecido toda a documentação exigida pelo ente ministerial.

Além da PGM, o MPPI também convocou para a próxima reunião os superintendentes das SAAD’s, da Strans, da Semduh e o secretário municipal de Defesa Civil.

Número de famílias desabrigadas volta a subir

O número de famílias desabrigadas pela chuva em Teresina voltou a subir nesta quinta-feira (10). De acordo com o último boletim divulgado pela Gerência Municipal de Defesa Civil, já são 618 o total de famílias afetadas pelos alagamentos e enchentes. Destas, 565 estão abrigadas em residência familiar, 25 estão na Escola Municipal Nova Brasília, 13 na Escola Municipal Domingos Afonso, no bairro Mafrense. A Escola Municipal Minha Casa, no Poty Velho; o Centro de Convivência do Parque Wall Ferraz e o Centro Comunitário dos Oleiros, no Poty Velho, recebem cada qual cinco famílias.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

De acordo com o gerente municipal de Defesa Civil, Marcos Rolf, as áreas de risco de Teresina também aumentaram com as últimas chuvas e a maior preocupação, no momento, é com as regiões próximas a bueiros e galerias.  Defesa Civil está mapeando estas áreas e repassando para as SAAD’s, que são as responsáveis pela limpeza urbana. 

Mais sobre: