Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Teresina reduz repasses para ASA alegando distorções em contratos

A Prefeitura de Teresina explicou que encontrou divergências entre os valores repassados e os serviços prestados pela ASA

05/02/2021 16:12

A Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA) comunicou nesta sexta-feira (05) que após 26 anos de parceria a Prefeitura de Teresina reduziu repasses que mantinham os serviços de assistência social em funcionamento e reivindica o cumprimento do decreto 16.779, de 06 de abril de 2017, que rege a parceria com o poder público. 

A secretária executiva da ASA, Carla Simone, explicou que um primeiro ofício da Prefeitura informou que seriam suspensos 50% dos recursos. Logo depois, outro comunicado do município suspendeu os repasses para o Lar de Misericórdia, o Levanta-te, vem para o meio e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Jatobá e Vale do Gavião.

“Primeiro fomos comunicados verbalmente que seriam cortados 50% dos recursos de todos os serviços. Mas, no dia 03 de fevereiro, recebemos um ofício informando que não iriam mais dar prosseguimento ao termo de colaboração de três serviços. Ou seja, eles serão cancelados e teremos que aguardar os próximos direcionamentos”, afirmou. 

Lar da Fraternidade (Foto: Divulgação / ASA)

A Prefeitura de Teresina explicou que encontrou divergências entre os valores repassados e os serviços prestados pela ASA. A gestão municipal disse que a suspensão ocorre até que os contratos sejam reavaliados e que todos as parcerias estão passando por processo de auditoria. 

Veja a nota 

Sobre a suspensão do pagamento a serviços de assistência social, a prefeitura de Teresina informa que todos os contratos estão sendo estudados e reavaliados.

Durante auditoria já realizada foram encontradas distorções em alguns contratos entre os valores pagos  e os serviços executados, o que gerou a suspensão do mesmo a fim de averiguação.

A prefeitura informa ainda que novas ações sociais serão implantadas pela nova administração, principalmente, aquelas visando o cuidado com moradores de rua e aquelas com objetivo de combater a fome da periferia, sempre atendendo o interesse público.

Mais sobre: