Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Praças de oito bairros de Teresina tiveram iluminação furtada desde abril

A ação dos criminosos se intensificou no último mês e deixou os espaços sem iluminação por semanas inteiras

11/05/2021 13:23

Um total de oito praças de Teresina tiveram cabos de iluminação pública furtados desde o mês de abril, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh). A ação dos criminosos se intensificou no último mês e deixou os espaços sem iluminação por semanas inteiras.


Leia tambémDupla faz arrastão em residência e rouba veículo de luxo no bairro Santa Isabel 


Já foram alvos de furtos: Praça da Vermelha, Praça do Tancredo Neves, Praça da Mangueira (Parque Piauí), Praça da Brita (Dirceu) e Praça dos Cofres (Miguel Rosa). Nessa última, ocorreram dois furtos em um intervalo aproximado de 48h. O furto mais recente ocorreu na praça do bairro Saci, onde pela segunda vez neste ano os criminosos levaram os cabos. 

“Dessa vez, roubaram todo o cabeamento, por isso precisamos de mais tempo para o conserto. Estamos repondo aproximadamente 500 metros de cabos”, explica o coordenador Iluminação Pública, Augusto César, ao pontuar que desde domingo as equipes trabalham no local.

Foto: Divulgação / Ascom

O coordenador explicou que para impedir novos furtos os cabos de cobre estão sendo substituídos por material de menor valor comercial. “Como medida para evitar novas ações desse tipo, estamos instalando cabos de alumínio no lugar dos cabos de cobre, já que os cabos de cobre têm mais valor no mercado clandestino. Existem muitos receptadores desse material de cobre. Já o alumínio não tem”, disse. 

Mesmo com a substituição, os criminosos continuam danificando o sistema. “A gente já notou que os criminosos até chegam a cortar os cabos de alumínio, mas não levam. Esses cabos de alumínio exigem mais manutenção, mas é a saída que a gente encontrou para evitar mais prejuízos à população”, finalizou Augusto César. 

Mais sobre: