Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia resgata 30 galos após denúncia de rinha no bairro Nova Teresina

Nos animais foram observados sinais de maus-tratos; ninguém foi preso

08/05/2023 às 17h16

28/09/2023 às 12h35

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) resgatou cerca de 30 galos que estavam sendo colocados em uma rinha no bairro Nova Teresina, localizado na Zona Norte da capital. A ação da polícia, que ocorreu na madrugada desta segunda (8), se deu após uma denúncia anônima.

De acordo com o tenente-coronel Teixeira, comandante do BPA, foram constatados sinais de maus-tratos nos animais, além de vestígios de que os mesmos estavam sendo colocados para combates.

Durante a abordagem, ninguém foi preso. No entanto, foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os galos foram recolhidos e levados para o Batalhão Ambiental para os procedimentos e cuidados necessários.

 - ((Foto: Divulgação/BPA)) (Foto: Divulgação/BPA)

Vale ressaltar que as rinhas de galos foram proibidas no país há 80 anos (Decreto Federal 24.645/1934). Além disso, a Lei federal de crimes ambientais (Lei 9605/1998) estabelece como crime qualquer ato de maus tratos. Quem é condenado por esse tipo de prática pode pagar pena de dois a cinco anos, além de ser necessário o pagamento de multa.Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada.

Entenda a prática criminosa

Apesar de ser crime, as rinhas de galo são praticadas como “esporte” e envolvem os donos dos animais e apostadores. A prática criminosa movimenta um mercado clandestino e vai contra os direitos dos animais.

Os galos podem sofrer diversos tipos de violência, como ferimentos e mutilações. Outra coisa comum é a utilização de medicamentos para que os animais tornem-se agressivos.

Para denunciar esse tipo de crime, a população pode entrar em contato com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e o Batalhão de Policiamento Ambiental.
Mais sobre: