Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia recupera 100 celulares roubados em Teresina; saiba como reaver seu aparelho

De acordo com a Delegacia Geral, os proprietários dos aparelhos celulares estão em processo de identificação

23/05/2023 às 17h53

28/09/2023 às 14h35

Cerca de 108 celulares roubados ou furtados em Teresina foram recuperados pela Polícia Civil do Piauí durante o mês de maio. De acordo com a Delegacia Geral, os proprietários estão em processo de identificação para que tenham seus aparelhos desenvolvidos.

Leia também: Suspeito de assalto sofre tentativa de linchamento após ser deixado para trás por comparsas em Teresina

Para recuperar o aparelho, aqueles que foram vítimas de assalto ou furto devem ter em mãos o Boletim de Ocorrência, que pode ser registrado online ou em qualquer unidade policial do Estado, mesmo que o local do fato ou a natureza do crime não seja da circunscrição ou atribuição daquela delegacia.

Celulares roubados são recuperados em Teresina - ((Foto: Jailson Soares/ODIA)) (Foto: Jailson Soares/ODIA)
Celulares roubados são recuperados em Teresina

O delegado-geral Luccy Keiko explica que, por meio do IMEI (número de infecções do aparelho), os donos conseguem ser identificados. “Esses celulares são recuperados durante as ações policiais, posteriormente eles passam por uma análise e através do número do IMEI do aparelho, conseguimos identificar o nome da vítima. Nossos policiais entram em contato e essas pessoas se deslocam até o distrito para serem restituídas”, explicou o delegado-geral, Luccy Keiko.

A nutricionista Giovanna Morais, por exemplo, teve seu celular furtado em um bloquinho de carnaval em Teresina e, recentemente, o aparelho foi devolvido pela polícia. Ela conta que, apesar de ter comprado um aparelho novo, ficou muito feliz com a devolução.

“Quando fui furtada, registrei o boletim online. Passada algumas semanas eu fui até a delegacia e fui orientada a desvincular a minha conta do aparelho para que elas pudessem localizar pelo IMEI. Passaram dois meses e eles entraram em contato. Eu fiquei muito feliz, mesmo que tenha comprado outro celular. Pois tive a opção de vender o celular antigo. Eu nunca deixei de acreditar que seja devolvido”, conta a nutricionista.

Vítimas devem registrar Boletim de Ocorrência após roubo ou furto - ((Foto: Divulgação)) (Foto: Divulgação)
Vítimas devem registrar Boletim de Ocorrência após roubo ou furto

Saiba como recuperar seu celular roubado

-Tenha em mãos os dados do seu celular: a marca, o modelo e número IMEI;

- Proteja seus dados por meio de um limpeza remota do aparelho;

- Registre o boletim de ocorrência na delegacia da cidade ou online;

- Forneça um número para que a polícia consiga entrar em contato.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em um local seguro. 

Com edição de Nathalia Amaral

Mais sobre: