Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Militar registra queda no índice de criminalidade após instalação de posto comando na zona Sul de Teresina

O posto de comando da Vila Paraíso já foi recolhida, e a PMPI estuda outras áreas para novas bases policiais.

10/05/2023 às 13h29

26/09/2023 às 07h27

Nessa terça-feira (09), a Polícia Militar do Piauí divulgou dados acerca da presença do posto de comando da PMPI da Vila Paraíso, bairro Santo Antônio, na zona Sul de Teresina. A região é tida como uma das áreas do grande Promorar. Segundo a polícia, foi sentida uma significativa redução de chamados de socorro via COPOM, para registro de ocorrências, como roubos, furtos, e demais procedimentos que necessitam de apoio policial.

Leia também: Após facção atacar ônibus, PM irá montar base na zona Norte; veja detalhes da operação

Posto de Comando da Vila Paraíso, zona Sul de Teresina - (Divulgação) Divulgação
Posto de Comando da Vila Paraíso, zona Sul de Teresina

Após uma série de atentados criminosos que destruíram alguns ônibus em regiões de Teresina em abril, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, resolveu por instalar postos de comando policial em determinadas áreas da capital, a fim de auxiliar os agentes de segurança no combate a possíveis novos intercorrência delituosas.

Quem explica melhor é o major Samuel, comandante do 22° BPM, área que corresponde a região do Promorar.

“Após a análise dos índices de ocorrências, sentimos a tendência de queda nos números dos homicídios, roubos e furtos em toda a área do 22° BPM.. Ou seja, a instalação da base na Vila Paraíso, bem como a saturação feita através do policiamento ostensivo motorizado, a mesma surtiu efeito em toda a área do nosso batalhão, onde proporcionou às comunidades assistidas aqui pelo 22° BPM uma maior sensação de tranquilidade, segurança”, frisou o major Samuel.

Confira os dados apurados

Conforme os dados, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, período em que o posto de comando da Vila Paraíso ficou instalado, foram atendidas 120 ocorrências. Entretanto, cerca de 85% destes registros foram de perturbação do sossego público, em virtude, segundo a polícia, da realização de eventos populares em vias públicas por conta do feriado prolongado.

A PMPI informou ainda que foram registrados casos de violência doméstica e seis de roubos. Além disso, o 22º Batalhão Policial apreendeu três armas de fogo e munições, além de uma porção de drogas e prisão em flagrante delito de uma pessoa pelo crime de tráfico de entorpecentes. Por fim, os policiais militares registraram no dia 30 de abril uma ocorrência com prisão em flagrante delito após abordagem e condução à Central de Flagrante pelo crime de trânsito.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: