Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Militar fará patrulhamento noturno em Teresina com helicóptero

A aquisição do farol de busca possibilitará ao batalhão estender seu policiamento durante o período da noite, garantindo mais segurança para a sociedade.

19/05/2023 às 10h34

26/09/2023 às 07h35

A partir de agora, o Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer), da Polícia Militar do Piauí, passará a fazer patrulhas noturnas em Teresina com o auxílio de um helicóptero. A medida visa potencializar o policiamento na capital e garantir a ordem pública. Para isso, a PM adquiriu um farol de busca com tecnologia avançada e sistema de mapeamento. O equipamento Trakkabeam A800 possui duas lentes ópticas e luzes infravermelha e brancas, contendo 800W de potência. 

O tenente-coronel Cleber Bezerra, comandante do BOPAer, destaca que o serviço da aeronave funciona como um potencializador nas modalidades de policiamento, além de participar de operações da Polícia Militar e Civil. 

“A aeronave também é empregada no combate à criminalidade, fazendo patrulhamento de apoio às unidades que estão no solo, ela também pode fazer transporte de tropas se preciso for. Além de todas essas modalidades de policiamento e variados modos de emprego, seja no transporte de doentes, de feridos, seja no resgate de pessoas em situação de afogamento em rios e mares, além de combate ao incêndio, a aeronave agora com a aquisição de uma nova ferramenta, que é um farol de busca, para que ela possa fazer o patrulhamento noturno. Também vamos poder fazer esses serviços à noite”, pontua o comandante.

Polícia Militar fará patrulhamento noturno aéreo em Teresina - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Polícia Militar fará patrulhamento noturno aéreo em Teresina

Caso haja necessidade, a aeronave pode ser empregada no atendimento aeromédico, enfrentamento a incêndios em florestas, além de salvamento durante o policiamento no litoral no período de veraneio. A aeronave será utilizada pela Polícia Militar e foi adquirida pela Secretaria de Segurança Pública.

“É uma ferramenta que poucas unidades policiais no Brasil possuem e hoje o estado do Piauí adquiriu esse farol de busca noturno e assim nós iremos realizar esse patrulhamento, trazendo mais segurança para nossa sociedade", completa o tenente-coronel Cleber Bezerra.

 equipamento Trakkabeam A800 possui duas lentes ópticas e luzes infravermelha e brancas, contendo 800W de potência - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
equipamento Trakkabeam A800 possui duas lentes ópticas e luzes infravermelha e brancas, contendo 800W de potência
Mais sobre: