Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauienses criam sistema para respirador atender até quatro pacientes ao mesmo tempo

O sistema ainda está em fases de testes e será colocado à disposição de pacientes no Hospital Universitário e no Hospital de Campanha Estadual

16/07/2020 17:16

Essencial no tratamento de pacientes com o novo coronavírus, os respiradores mecânicos estão cada vez mais escassos no mercado. Isso porque o equipamento é utilizado em casos mais graves da doença, ou seja, quando o paciente se encontra em um leito de Unidade de Terapia Intensa (UTI) e depende exclusivamente do aparelho para continuar respirando. Pensando em todas essas dificuldades, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveram uma tecnologia capaz de permitir que um respirador seja capaz de atender até quatro pacientes ao mesmo tempo.

FOTO: Ascom HCE.

Os pesquisadores fazem parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI para o Hospital de Campanha Estadual (HCE).  O sistema desenvolvido por eles, chamado de 4shArir, além de possibilitar que um equipamento atenda até quatro pacientes, possibilita ainda comprometer as informações individuais de cada paciente, como o monitoramento de volume, controle de pico e o parâmetro de controle. A tecnologia promete a correta distribuição de ar para todos os pacientes.

“O 4shAir garante o monitoramento de volume individual, o controle da pressão de PEEP e de pico individual e conta com um sistema de alarmes para condições anormais de operação para cada paciente. O ventilador original já vem com um sistema de controle muito robusto. Ele é preparado para atender desde uma criança a uma pessoa obesa e muito alta. Quando colocamos quatro pacientes em um respirador, ele garante o volume de ar para todos.  O que o sistema faz é a distribuição monitorada e controlada desse ar para os quatro pacientes ”, afirmou Caio Damasceno, coordenador do estudo.

O respirador vai funcionar assim: os leitos terão que ser colocados em formato de “X” para que cada cama tenha a mesma distância do aparelho e, assim, a distribuição de ar seja igual para todos os pacientes assistidos por ele. O sistema foi testado em simuladores de pulmões e obteve resultados técnicos experimentais positivos. O próximo passo da pesquisa é o teste em animais no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI.

 “Estamos resolvendo a documentação junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para a realização teste com caprinos no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI, uma exigência emitida pelo parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa”, explicou o coordenador.

Com tudo regularizado, o sistema será colocado à disposição de pacientes no Hospital Universitário da UFPI e no Hospital de Campanha Estadual. O projeto de pesquisa é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e conto com a contribuição de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: