Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense ganha campeonato Sul-Americano de Gamão; conheça o jogo

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a competição teve que ser realizada de forma virtual

01/12/2020 15:04

O piauiense Quirino Nunes Filho, de 63 anos, natural de Jerumenha do Piauí, a 310 km de Teresina, conquistou um feito histórico ao vencer o 1° Torneio Sul-Americano online de Gamão realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os dias 24 a 28 de novembro. O Gamão é um tradicional jogo de tabuleiro, conhecido como backgammon na língua inglesa, onde o vencedor é aquele que consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário.

Foto: Reprodução/Redes Sociais. 

“É uma alegria muito grande. Eu dividi essa alegria, claro, com a minha família e meus amigos gamonistas. Foi um feito inédito para o Piauí apesar de essa modalidade não ser conhecida. Esse é um jogo que é repassado de geração em geração, inclusive, comecei jogando a jogar quando era criança”, disse.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a competição teve que ser realizada de forma virtual. “Eles realizaram desta forma porque a gente não poderia aglomerar e, como o jogo também pode ser realizado on-line, foi feito desta forma reunindo jogadores de diversos países da América do Sul”, conta.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/

O torneio reuniu 128 gamonistas de vários países da América do Sul. A disputa aconteceu de forma mata-mata, onde os competidores se enfrentaram em partida única. O piauiense venceu o peruano Gonzalo Vertiz na final e levou para casa um troféu e diárias para 7 pessoas em um resort na Bahia.

“As fases foram até rápidas porque em cada uma delas metade dos competidores eram eliminados. Portanto, tive que ganhar todas as minhas partidas pra chegar à final. Estou muito feliz por isso”, finalizou.

Como jogar Gamão?

Para jogar Gamão, são necessários 2 participantes, um tabuleiro de gamão, 15 peças pretas, 15 peças brancas e dois dados clássicos de 6 lados com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes. O objetivo é retirar todas as peças do tabuleiro antes do adversário.

Antes de iniciar a movimentação das peças é preciso definir quem será o jogador a jogar. Para definir quem começa o jogo de gamão, cada jogador deve lançar 1 dado. Aquele que obtiver o maior valor, será o primeiro a jogar. Em caso de empate, lançam-se os dados novamente até que se defina o primeiro jogador. 

Após a etapa de definição de quem começa a partida de gamão, cada jogador, na sua vez, deve lançar 2 dados e movimentar suas peças de acordo com os valores dos dados. As peças serão movidas sempre um único sentido, um no sentido horário, e o outro no sentido anti-horário. Se o jogador atual não conseguir efetuar jogadas válidas com os valores obtidos nos dados, este passará a vez.

A casa de destino de uma peça nunca pode ser uma que já tenha 2 ou mais peças do adversário. Se a casa de destino tiver somente 1 peça adversária, esta é capturada, sai do tabuleiro e vai para a “barra”. Quando um jogador tem uma ou mais peças capturadas, ele só pode fazer movimentos de resgate, ou seja, movimentos que tirem suas peças capturadas da barra e a coloque em uma casa, sempre obedecendo a regra que diz que a casa de destino não pode conter mais de 1 peça adversária. Se um jogador obter nos seus 2 dados valores iguais, terá o direito de fazer 4 jogadas com os valores dos dados em vez das 2 jogadas habituais.

A retirada do tabuleiro para vencer

Um jogador só pode iniciar a retirada das suas peças do tabuleiro de gamão quando todas elas estiverem no quadrante inferior (também chamado de seção interna). Para retirar uma peça, o jogador deve obter nos dados o valor equivalente ao número de casas restantes. Caso obtenha nos dados um valor maior que o necessário pelas peças mais distantes, ele deverá retirar essas peças. Exemplo: se as peças mais longes necessitam de um 4 para serem retiradas e o jogador tira um 6, ele pode retirar qualquer dessas peças do tabuleiro. Vence quem retirar todas. 

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: