Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes denunciam falta de insumos no HUT

Falta de materiais para troca de curativos e de medicamentos estão dificultando atendimento, segundo pacientes.

19/07/2021 15:43

O Hospital de Urgência de Teresina, Prof. Zenon Rocha (HUT), está com insumos hospitalares em estoque crítico. Nesta segunda-feira (19), pacientes denunciaram a falta de materiais para a troca curativos, de medicamentos e a dificuldade de atendimento no hospital. 

A esposa de um paciente, que está internado há oito dias após fazer uma cirurgia no HUT, relatou os problemas enfrentados durante a internação do marido. 

“É um terror, um inferno. Meu marido está internado há oito dias e está praticamente apodrecendo, fazendo curativo somente uma vez por dia. Não tem material para fazer mais de uma vez e a limpeza não é bem feita e devido a isso ele teve que ir para o centro cirúrgico novamente. Isso aqui é descaso. Não tem medicação e nem curativo”, denuncia a mulher. 


HUT (Foto: Arquivo/ODIA)

O HUT esclareceu, por meio de nota, que o problema é decorrente do atual cenário de pandemia ocasionada pela Covid-19, que trouxe como consequência a falta de matéria-prima para a produção de insumos como gaze e álcool. Que além da falta de insumos, as empresas fornecedoras dos pregões estão fazendo diversos pedidos de cancelamento de itens licitados por realinhamento de preço, o que também coopera na dificuldade de suprir os estoques. 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pelo abastecimento de insumos médico-hospitalares da rede em Teresina, informou que já realizou processo de compra direta emergencial com prazo de regularização dos estoques em até sete dias.

Mais sobre: