Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação contra ‘rolezinhos’ detém infratores e apreende mais de 50 motocicletas na zona Leste de Teresina

A operação intitulada “Grau Zero”, teve como objetivo combater os famosos “rolezinhos”, onde grupos se reúnem em passeio pela cidade

12/05/2023 às 09h33

26/09/2023 às 08h56

Motociclistas de várias idades foram surpreendidos, na noite dessa quinta-feira (11), com uma operação que reuniu autoridades policiais na Ponte Estaiada, bairro Fátima, zona Leste de Teresina. A operação intitulada “Grau Zero”, teve como objetivo combater os famosos “rolezinhos”, onde grupos se reúnem em passeio pela cidade com muita aglomeração e a utilização de ‘canos cadron’, usado para produção de roncos e barulhos ensurdecedores.

Ao portalodia.com, o gerente de operação de trânsito da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Aragão, destacou que foram apreendidas mais de 50 motocicletas com supostas adulterações identitárias, além de restrições por roubo ou furto, sem placas ou conduzidas por pessoas sem habilitação.

Rolezinho na Estaiada. - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Rolezinho na Estaiada.

“Eram centenas de motocicletas onde eles praticavam ali direção perigosa, como levantando pneus, práticas de racha, e tudo isso é condenado dentro do nosso CTB. Além dessas denúncias, chegaram pra gente informações que, dentre esses condutores, havia a presença de menores e até mesmo adolescentes. Além disso, pessoas que estariam na posse de armas de fogo e entorpecentes”, relatou o gestor.

Além disso, o gestor da SSP explicou com mais detalhes que outros materiais foram apreendidos na operação.

“Dentro dessas abordagens encontramos uma arma de fogo, três motocicletas adulteradas, uma motocicleta roubada, outras 57 foram levadas para o pátio do Detran por infrações de trânsito, e ainda arremessaram motocicletas dentro do rio. Conseguimos retirar essas motocicletas do rio, vai ser feito uma vistoria nelas para saber se também são produtos de roubo”, disse Fernando Aragão.

Ainda segundo Aragão, a ação policial foi promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Guarda Civil de Teresina (GPM), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI).

“Fomos até o local com mais ou menos 200 homens e conseguimos realizar as abordagens do fato que eram necessárias”, destacou.

O gerente da SSP pontuou também que mais operações como as que ocorreram na noite dessa quinta-feira (11) serão realizadas, a fim de combater os mais variados tipos de crimes.

“O governador, assim como o secretário de Segurança Pública, pediram que dobrem as fiscalizações em blitz em Teresina, porque nós sabemos que todo o crime passa pelo trânsito. Então estamos com nossas blitz armadas e acaba por diminuir todos os outros crimes”, finalizou.

Fuga

Em vídeos que circulam as redes sociais, uma aglomeração de pessoas prestigiaram o ‘rolezinho’, mas se viram encurralados após a chegada de agentes de segurança pública.

Nesse momento, é iniciado uma perseguição, por várias áreas do ponto turístico e adjacências, em busca de deter os infratores. Os motociclistas se evadem do local com destino ignorado e, dessa forma, é visto uma intensa perseguição policial.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: