Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ônibus em Teresina: Prefeitura paga benefícios e dá prazo para solução de problemas

Após reunião, Dr. Pessoa (MDB) assumiu o compromisso de pagar os tickets de alimentação e o plano de saúde aos motoristas e cobradores.

25/01/2021 13:13

Após reunião com trabalhadores do transporte coletivo de Teresina e empresários do setor, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) assumiu o compromisso de pagar os tickets de alimentação e o plano de saúde aos motoristas e cobradores. Serão cerca de R$ 600 mil repassados mensalmente, a partir de hoje, às empresas com o intuito de sanar um dos pontos reivindicados, e que fizeram os trabalhadores paralisarem as atividades nesta segunda-feira (25).

Com a deliberação, a expectativa é que motoristas e cobradores suspendam a paralisação das suas atividades e os ônibus voltem a circular na cidade ainda nesta segunda.


Leia também: Paralisação dos ônibus: Dr. Pessoa deve receber motoristas na Prefeitura de Teresina 


“O prefeito resolveu pagar o ticket de alimentação para que eles possam retornar ao trabalho. Existe um interesse da parte deles em relação ao dissidio coletivo, mas isso eles vão procurar a assessoria jurídica dele para que se resolvam”, disse Cláudio Pessoa, Superintendente da Strans, que esteve presente na reunião.


Fotos: Rômulo Piauilino/ Semcom

Ainda na reunião, o prefeito deu um prazo de 30 dias para que problemas no sistema sejam solucionados, apontando, entre eles, o atraso das linhas, o longo tempo de espera nos pontos de ônibus, extinção de linhas e circulação dos chamados “corujões”, que circulam em horários alternativos no período noturno.

“Se isso não evoluir, no prazo de 30 dias, começaremos a montar o sistema de transporte coletivo. Não será de forma açodada. Veremos a parte jurídica para caminhar dentro da legalidade. Tomarei uma decisão, não vou deixar a sociedade de Teresina clamada e abandonada”, disse o prefeito.

Foi determinado também a criação de uma comissão técnica para a realização de um estudo aprofundado sobre o Sistema Inthegra, implementado na gestão do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB). O projeto, entre outros objetivos, dividiu a rota dos ônibus entre bairros e implantou os terminais de ônibus na tentativa de otimizar o tempo entre as viagens.  

“Vamos trabalhar em cima dos problemas que surgiram no Inthegra. Temos essa responsabilidade junto com outros integrantes do poder municipal para gente apresentar uma solução o quanto antes para sociedade”, pontuou Cláudio Pessoa, que vai compor a equipe juntamente com o ex-ministro João Henrique, Secretário de Governo da prefeitura, e Procurador Geral do Município.

Mais sobre: