Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oficinas ensinam a produção de peças e adereços de carnaval

A produção nas oficinas não é comercializada e o material utilizado são feltros coloridos, paetês, galões, penas, entre outros.

18/02/2019 08:14

Cores vivas, plumas, serpentinas, paetês, maxi tiaras, máscaras e tantos outros enfeites coloridos. Esses enfeites e adereços carnavalnão podem faltar na festa de carnaval da criançada, bem como dos adultos. Para agradar à garotada, o baile deve ter uma proposta lúdica e encontrar formas de despertar o interesse dos pequenosa a partir das fantasias. A empreendedora Ticiana Rêgo Dias confecciona adereços de cabelos, de um modo geral, em especial Maxi tiaras, enfeites ensinados como são feitos nas suas oficinas que ministra tanto para crianças quanto para os adultos às vésperas do período carnavalesco em Teresina.

Sobre o que a motivou a trabalhar confeccionando adereços e enfeites para carnaval e a ministrar oficinas sobre a temática, Ticiana Rêgo conta que costuma responder essa pergunta informando que antes fazia artes manuais por "Hobby", e, há uns oito anos se transformou em "Batman". "Trabalho por prazer, aprecio todo tipo de trabalho manual. Trabalho com feltro e patchwor", acrescentou.


Foto: Jailson Soares/ODIA

Ainda segundo a empreendedora, tem três filhos e, bem no início, começou produzindo lembranças e enfeites de aniversário deles. "A partir daí fui realmente motivada pelo meu marido, familiares e amigos a produzir comercialmente, conta. Com ama artesanato apostou no negócio e, atualmente, tem uma clientela fiel que aprecia seu trabalho durante todo ano, sendo o natal e o carnaval épocas onde intensifica a produção de suas peças, principalmente Enfeites.

Sobre as oficinas de produção de adereços que ministra para crianças e adultos, Ticiana Rêgo disse que elas surgiram a partir de uma idéia de sua filha, de 13 anos, que é extremamente vaidosa, perguntando se poderia reunir algumas amigas pra confeccionarem adereços pro carnaval. "Amadureci a idéia, coloquei no papel e comecei a divulgar no meu Instagram e o sucesso me surpreendeu após a realização das oficinas. As oficinas são lúdicas e bastante produtidas onde cada uma aprende técnicas que confeccionam seu próprio adereço mergulhado num mundo de cores e fantasia, ao som de músicas que animam e incentivam a colocorem em prática toda a criatividade delas", relatou.

A produção nas oficinas não é comercializada e o material utilizado são feltros coloridos, paetês, galões, penas, pedrarias, entre outros produtos. Após a confecção, esses adereços e enfeites são das proprias alunas que levam para casa suas artes. "No meu atelier confecciono pra comercialização, mas nas oficinas não. Cada aluna que participa produz e leva pra casa seu adereço. A comercialização das minhas peças é atráves do meu Instagram", disse Ticiana Rêgo, informando que são adereços de cabelos, de um modo geral, em especial Maxi tiaras.

Por: Luiz Carlos de Oliveira
Mais sobre: