Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Obra na Avenida Principal do Dirceu causa transtornos a pedestres e motoristas

A Saas Sudeste está executando obras de urbanização em diversas avenidas da região

31/08/2021 12:16

Quem mora ou transita diariamente pela Avenida José Francisco de Almeida Neto, conhecida como Avenida Principal de Dirceu, zona Sudeste de Teresina, tem se deparado com inúmeros transtornos causados pela obra que está sendo realizada no canteiro central.

A obra se estende por toda a avenida e os entulhos têm prejudicado pedestres, que precisam disputar o espaço do canteiro com os entulhos. Além disso, como os pedregulhos não foram recolhidos, acabam invadindo a pista e colocando os condutores em risco, especialmente os motociclistas.

(Fotos: Assis Fernandes/ODIA)

“A obra está acontecendo ao longo de toda a avenida e se o trânsito já era complicado aqui, ficou ainda pior, porque o entulho está espalhado. Eles deveriam ir fazendo e recolhendo conforme a obra fosse avançando, mas eles estão destruindo tudo, e, enquanto não começam a consertar, o estrago fica para trás e prejudica todo mundo”, conta a empresária Edilânia Medeiros, proprietária de uma loja de roupas.

Mas o transtorno não para por aí. Os comerciantes de estabelecimentos localizados na avenida também têm sofrido com a obra, já que a poeira e o barulho incomodam. É o que reforça a empresária.

“A poeira é muito grande. Precisamos ficar limpando toda hora a loja porque fica tudo sujo rapidamente. Eu sei que isso é algo esperado de uma obra, é inevitável, e sabemos que toda obra tem a finalidade de melhor, mas eles deveriam fazer por etapas, para que o transtorno não fosse tão grande”, enfatiza Edilânia Medeiros.

O motociclista Jefferson Sousa também comenta que quase sofreu um acidente na semana passada. Ele explica que passava pelo local quando uma das pedras do canteiro central rolou em direção à pista. Sem ter como desviar, passou o pneu da motocicleta por cima, e, por pouco, não caiu.

“Eu precisei segurar a moto para não cair, até porque atrás de mim vinha um carro, então o acidente seria pior. Não entendo porque vão destruindo tudo e não vão arrumando logo. O que custa recolher esse entulho?”, questiona.

Contraponto

A Superintendência de Ações Administrativa (Saad Sudeste) está executando obras de urbanização em diversas avenidas da região. Com investimento de aproximadamente R$1,1 milhão, serão revitalizados os canteiros centrais das avenidas José Francisco de Almeida Neto – conhecida como “Principal do Dirceu”, Gil Martins, Joaquim Nelson e Padre Humberto Pietrogrande. 

O primeiro trecho da Avenida José Francisco de Almeida Neto, adjunto à ponte Anselmo Dias já está em fase de conclusão. Já o segundo trecho contempla a recuperação de cerca de 3,5 km do canteiro central da avenida José Francisco de Almeida Neto e parte da Joaquim Nelson e tem a previsão de entrega de 60 dias.

A Saad Sudeste destacou ainda que parte da via está interrompida como forma de dar segurança aos trabalhadores, já que eles necessitam de uma margem segura entre o canteiro e os veículos para que não sofram acidentes.

Mais sobre: