Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motoristas do Uber fazem protesto pedindo a regulamentação do serviço em THE

Cerca de 500 veículos interditam duas das três vias da Marechal Castelo Branco enquanto se dirigem para audiência na Câmara Municipal. Trânsito congestionou.

08/05/2018 10:38

Regulamentação e mais segurança na prestação do serviço. É isso que os motoristas por aplicativo de Teresina, os Ubers, pedem em protesto na Avenida Marechal Castelo Branco. Durante a manhã de hoje (08), duas das três vias no sentido Norte-Sul foram interditadas pela fila de carros que se dirigem para a Câmara Municipal, onde ocorrerá audiência pública.

De acordo com João Francisco Martins, presidente da Associação dos Motoristas de Transporte por Aplicativo, Teresina tem, em média, três mil motoristas cadastrados na Uber e deste total, cerca de dois mil prestam serviço ativamente, ou seja, circulam todos os dias. O restante trabalha esporadicamente. O protesto de hoje reúne 500 veículos com a hashtag “Mobilidade Urbana” escrita nas janelas.

João Francisco explica que a intenção deste ato é apresentar aos vereadores de Teresina como funciona o sistema da Uber e cobrar celeridade no processo de reconhecimento e regulamentação do serviço na Capital.


Foto: Geici Mello/ O Dia

“A gente veio aqui conversar sobre nossas necessidades e mostrar a realidade do transporte por aplicativo que muita gente desconhece porque utiliza apenas como passageiro e não compreende como funciona de verdade. Viemos dar esse entendimento de que nosso sistema, ele é autorregulado e que não há necessidade de limitar seu uso”, explicou.

Concorrência

Outra reivindicação dos motoristas de Uber é que eles possam exercer a livre concorrência no transporte de passageiros em Teresina. A categoria reitera que ainda há muita resistência por parte de taxistas e mototaxistas quanto à prestação do serviço por uma empresa de tecnologia e que isso não se justifica, porque existe demanda suficiente para todos.


Foto: Geici Mello/ O DIA

“Teresina é uma capital que a cada dia aumenta o número de pessoas transitando e precisa sim de várias modalidades de transporte. Os ônibus não deixaram de circular por causa do transporte alternativo e nem os taxistas faliram por causa dos mototaxistas. É o mesmo princípio com a Uber”, afirma.

Após o ato, os motoristas foram recebidos pelos vereadores no Plenarinho da Câmara onde acontece a audiência pública. O trânsito na Marechal Castelo Branco continua lento e a retirada dos carros só será feita após o fim da audiência.

Por: Maria Clara Estrêla com informações de Geici Mello
Mais sobre: