• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia

Motoristas acatam decisão do TRT e suspendem greve de ônibus em Teresina

Com a suspensão da greve, os ônibus do transporte coletivo de Teresina devem voltar a circular normalmente a partir desta segunda-feira (11).

10/02/2019 10:55h

Motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo de Teresina decidiram neste sábado (9) acatar a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) e suspender a greve de ônibus que iniciou na última segunda-feira (4), em Teresina. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão, comunicou à categoria sobre a decisão pela suspensão da paralisação.

Neste sábado, a desembargadora do TRT-PI, Liana Cahib, havia determinado a imediata suspensão da greve dos motoristas e cobradores de ônibus da capital. Na decisão, a desembargadora concluiu que, apesar de ser um direito da categoria, a paralisação prejudica a manutenção dos serviços considerados essenciais à população.

A desembargadora estabeleceu ainda uma multa de R$ 10 mil por dia ao Sintetro em caso de descumprimento, parcial ou total, da ordem judicial. A decisão também dispõe aos trabalhadores um aumento linear de 4% sobre os salários e tickets de alimentação.

Apesar de garantir a suspensão da paralisação, o presidente do Sintetro frisou que a decisão é apenas temporária. “Chegamos hoje à suspensão da greve, não ao final dela, mas sim a sua suspensão em caráter provisório”, destacando que a decisão da desembargadora pode ser vista como uma vitória para a categoria, uma vez que o reajuste foi concedido e os dias de paralisação deverão ser compensados.

Com a suspensão da greve, os ônibus do transporte coletivo de Teresina devem voltar a circular normalmente a partir desta segunda-feira (11).

Por: Nathalia Amaral

Deixe seu comentário