Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores interditam PI-112 e cobram retorno da duplicação da rodovia

Com a obra paralisada há seis meses, um grupo de moradores queimou pneus, fechando a via.

14/02/2019 12:29

A demora na conclusão da duplicação da rodovia PI-112 foi alvo de protestos por grupo de moradores e outras pessoas que passam diariamente pelo local. A manifestação, onde foram queimados pneus, palhas e interditando a via, foi feita na altura da Escola Santo Afonso Rodriguez, bairro Socopo. 

A estrada liga a capital Teresina ao município de União. Em junho do ano passado a obra foi retomada e, na ocasião, o prazo previsto para conclusão era o mês de agosto de 2018. No entanto, até o momento, a obra permanece inconclusa e a população que vivem no entorno cobra providências do poder público. De responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), órgão ligado ao executivo estadual, a obra foi orçada em R$ 3.799.239,95. O financiamento foi feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Nós somos moradores da região. Estamos protestando por conta de uma obra que iniciou aqui há mais de quatro anos e nunca foi concluída. Foi retirado o asfalto para ampliar a Avenida e eles não fizeram. As máquinas foram embora há mais de seis meses, tiraram as máquinas do canteiro de obras, e nada. Tem muito buraco na pista, onde eles retiraram o asfalto, já teve batida de carro aqui”, relata José de Ribamar Machado, que é ex-presidente da Associação de Moradores da Vila Nova Socopo.


Foto: Reprodução/Whatsapp

O morador também afirma que não houve nenhum tipo de manifestação do órgão à respeito do problema.  “Nós somos esquecidos pelo poder público, aqui é um transtorno, é difícil o acesso aqui por conta dos buracos. Tem o colégio, com mais de 700 alunos, os pais sofrem bastante aqui”, afirma.

Eles interditaram a pista, colocando fogo em pneus, mas foi deixado um desvio para que os veículos pudessem trafegar. “Se não for resolvido, nós vamos em outro momento fechar a rua completa, aí não vai ter passagem de carros de forma alguma”, informou. A Polícia Militar também foi até o local do protesto.

Contraponto

Procurado pela reportagem de ODIA, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) informou que já realizou a licitação de empresa para a retomada das obras de duplicação da PI-112. No momento, o Departamento aguarda a liberação de recursos para o início das atividades.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: