Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores do Torquato Neto e Portal da Alegria sofrem com buracos nas ruas

Ausência de uma galeria para escoar a água das chuvas é o causador do problema. SDU diz que já há um projeto aprovado para construção

23/01/2018 08:59

A falta de estrutura para escoamento da água das chuvas tem causado muita dor de cabeça para a população de Teresina. Os moradores dos residenciais Torquato Neto e Portal da Alegria, na região do Porto Alegre, zona Sul da capital, estão tendo que conviver com ruas alagadas, lama e ruas esburacadas. De acordo com a população, o problema é recorrente, e a promessa de uma galeria que resolveria a situação, é antiga.

O calçamento de quase todas as ruas da região está sofrendo os impactos da falta de escoamento. Joselito Ribeiro, morador do residencial Portal da Alegria, relatou que a água da chuva chega a invadir as residências. Para contornar o problema, ele mesmo resolveu tapar um buraco em frente sua casa com um entulho deixado por uma equipe de limpeza enviada pela prefeitura.

O superintendente de Desenvolvimento Urbano da região Sul, Paulo Lopes, garantiu que tudo está sendo feito para amenizar a situação, e que algumas ruas já estão sendo recuperadas. No entanto, ele explicou que a situação só será completamente sanada com a construção de uma galeria. “Enquanto isso, não há como se fazer nada nos pontos mais graves, porque seria jogar dinheiro fora”, explicou.


Buracos nas ruas além de prejudicar a população dos residenciais, pode atrair doenças. Foto: Elias Fontinelle/ODIA

É o que ocorre no residencial Torquato Neto, onde a situação das ruas são mais emergências, com a presença de crateras que assustam e revoltam a população. Maria Aldenora, dona de casa e mãe de dois filhos, relata que o transtorno sempre se repete no período das chuvas, e que as autoridades não assumem a incumbência. “A prefeitura diz que a responsabilidade é da construtora, e a construtora diz que a Caixa é a responsável, e fica por isso mesmo”, falou.

Lopes explica que os empreendimentos habitacionais da região foram construídos após a aprovação da Lei de Escoamento, que determina a realização de um projeto de drenagem para a construção dos residenciais. Ele garantiu que já há um projeto, aprovado pela Caixa Econômica Federal, para construção de uma galeria que atenderá a toda a região.

“O custo total para execução dessa obra é orçado em mais de R$ 200 milhões. Não há uma previsão de quando o dinheiro vai ser liberado, e estamos aguardando a liberação dos recursos junto ao Ministério das Cidades”, informou o superintendente.

Outro problema é a grande quantidade de mato nas ruas, invadindo inclusive os blocos de apartamentos do residencial Torquato Neto. Patrícia Pereira, dona de casa que mora há dois anos no local, comentou que a prefeitura se comprometeu a fazer a limpeza das áreas externas aos blocos, mas que não ocorre. Ela ainda citou ainda que os matageis servem de esconderijo para criminosos, aumentando a insegurança na região.

O superintendente Paulo Lopes assegurou que as equipes da SDU Sul estão fazendo a limpeza de várias ruas de todos os residenciais Torquato Neto, mas admitiu que algumas áreas ainda não estão completamente controladas.

Edição: Biá Boakari
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: