Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores denunciam descarte irregular de lixo em calçada de escola no Água Mineral

Segundo moradores, o problema persiste há meses e teria sido intensificado após a retirada de um container de um terreno privado. Descarte de lixo é tamanho que já cobriu a calçada da escola municipal Wall Ferraz

11/01/2022 12:29

O descarte irregular de lixo na calçada da escola municipal Raimundo Wall Ferraz, no bairro Água Mineral, Zona Norte de Teresina, está gerando transtornos para os moradores. Na Rua José de Freitas, onde o lixo se concentra, a quantidade é tanta que a calçada até sumiu.



Foto: Jorge Machado/ODIA 

Morador na Rua Tenente José Bispo, Francisco Ribeiro, disse que o odor prejudica na hora de fazer as refeições diárias. Ele conta ainda que solicitou à prefeitura a limpeza do local, mas nada foi feito.


“Esse lixo está a bastante tempo aqui. Tem pedaços de poda, imóveis velhos e jogam até animais mortos. A população não aguenta mais esse lixo, que nos incomoda até na hora de comer porque o fedor fica por cima. Temos que fechar as nossas portas por causa do mau cheiro”, disse.


Funcionário da escola Wall Ferraz, Gil Rocha (36), conta que o problema pirou depois que o proprietário de um terreno retirou um container que era usado pelos moradores. Segundo ele, a área privada foi isolada e, a partir disso, começaram a descartar o lixo na calçada da instituição.

“Nessa gestão, a prefeitura tem recolhido menos esse material. Os profissionais pegam hoje e amanhã fica cheio de lixo novamente. As pessoas jogam madeira, animais, materiais de construção, inclusive, pessoas da própria comunidade. Agora não tem nenhuma placa e ninguém para fiscalizar essa problemática”, conta.

Calçada da escola Wall Ferraz, no bairro Água Mineral, em 2019. Foto: Reprodução/Google Maps. 

Uma das soluções para o problema, segundo Gil, seria a conscientização e fiscalização no local. “Um trabalho de conscientização das autoridades. O interessante seria também colocar umas placas para sinalizar esse descarte. Além disso, de início, colocar alguém da própria prefeitura para conscientizar o pessoal ou um vigilante para orientar as pessoas”, ressalta.

Cansado de esperar por solução, o autônomo Francisco de Assis disse que pretende colocar por conta própria placas na calçada com frases de “proibido jogar lixo”.

“O fedor é terrível. Você percebe que a quantidade de lixo já está tomando de conta da rua. As pessoas poderiam ter mais conscientização, já que é um espaço público. Esse lixo aqui pode provocar até outras doenças na população como dengue e diarreia por causa dos mosquitos. É preciso que seja tomada uma providência o mais rápido possível ou vou colocar por conta própria essas placas”, finaliza. 

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte (SAAD Norte) informou que encaminhará uma equipe nesta quarta-feira (12) para realizar a remoção e limpeza do local. 

Mais sobre: