Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores denunciam corte de árvores para reforma de praça no bairro Dirceu II

Cortes teriam sido feitos por empresa contratada pela Prefeitura de Teresina. Em vídeo, morador fala em "cenário de guerra".

25/02/2019 12:33

Moradores do bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina, estão denunciando o corte de árvores de grande porte para reforma de uma praça do conjunto. Por meio de vídeos postados nas redes sociais, eles classificam o caso como “absurdo” e “cenário de guerra”. Nas imagens feitas, são mostrados o que restou dos troncos e raízes das árvores, que teriam entre 30 e 35 anos.

Os populares dizem que o corte foi feito por uma empresa contratada pela Prefeitura de Teresina para fazer a reforma. “Na terça-feira passada veio um pessoal da construtora iniciar o corte por volta das 21 horas e terminaram na quarta-feira, às 11h da manhã. Fizeram esse cenário de guerra”, diz o vereador Deolindo Moura (PT) em um vídeo, mostrando o que restou dos troncos e raízes expostos e destacando, ao fundo, a placa sinalizando que se trata de uma obra da Prefeitura.

Ainda, segundo o vereador, foram cortadas 12 árvores pela raiz. Ele lembra o caso ocorrido também na semana passada no bairro Saci, em que um morador contratou uma empresa para fazer o corte as árvores de uma praça, alegando que o local era usado como abrigo para usuários de drogas durante a noite. Este episódio foi investigado pela SDU Sul e, mediante abertura de inquérito pela Delegacia do Meio Ambiente, o responsável pelo corte e quem o ordenou foram indiciados por crime ambiental.

No vídeo gravado na praça do Dirceu, o vereador reitera que, assim como aconteceu no bairro Saci, as autoridades competentes serão acionadas para fiscalizar a obra e aplicar as punições cabíveis caso o corte das árvores tenha sido feito de maneira irregular e sem autorização. “Poderia ser feita a reforma sem necessariamente arrancar as árvores pela raiz. Espero que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara e o Ministério Público fiscalizem esse caso aqui também e nós vamos cobrar, assim como já viemos cobrando”, diz o morador.


A Prefeitura de Teresina reconheceu que a obra na praça do Dirceu II é de sua competência e afirmou que o corte das árvores teve autorização dos órgãos de meio ambiente competentes. A PMT disse ainda que foram cortadas seis árvores e não 12, como o morador afirma no vídeo.

Em nota, a SDU Sudeste informou que está realizando obras de reforma na praça da Igreja Santa Teresinha. "O local possuía árvores com troncos inclinados e raízes expostas, com risco de tombamento, razão pela qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) autorizou a supressão vegetal, com a consequente compensação ambiental, na mesma praça da Igreja Santa Teresinha, tão logo as obras sejam finalizadas", disse.

A SDU Sudeste se comprometeu em realizar a compensação ambiental e replantar, na referida praça, o dobro de árvores extraídas do local. "Fora suprimidas seis árvores e a compensação será feita com o plantio de 12 árvores, conforme recomendação da SEMAM. Além disso – e superando a recomendação feita pela SEMAM – a SDU Sudeste fará também ações de plantios de mudas em outras áreas da zona Sudeste", afirmou.


Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: