Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Missas não serão realizadas nos cemitérios e igreja orienta fiéis

A Arquidiocese fará transmissão de celebração através do Youtube e pede que fiéis evitem aglomerações

01/11/2020 09:45

Devido à pandemia do coronavírus, as tradicionais missas realizadas no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, não acontecerão este ano. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, cemitérios e igrejas devem evitar aglomerações e multidões.

O vigário geral da Arquidiocese, padre Tony Batista, explica que, tradicionalmente, a Igreja incentiva a visita aos cemitérios e a participação nas celebrações no dia 2 de novembro. Entretanto, neste tempo de pandemia, a Igreja aconselha que as visitas não sejam realizadas para evitar qualquer tipo de aglomeração.

“No Dia de Finados somos convidados a participar das celebrações e visitarmos os cemitérios. Isso é tradição, orientação da igreja. Vamos rezar de casa, acender nossas velas das nossas residências e colocar flores nas fotografias dos falecidos”, disse o padre Tony Batista.

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Diante deste cenário, a Arquidiocese de Teresina está com uma programação diferenciada para a data. A Igreja Católica convida os cristãos a oferecer sufrágios e orações aos fiéis defuntos através de uma solenidade oficial realizada pela própria Arquidiocese, que acontecerá às 19h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores.

A santa missa será presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito. Os fiéis devem respeitar os critérios de distanciamento, como a sinalização dos bancos, o uso de máscara e álcool em gel. A celebração também será transmitida pelo Youtube no canal do programa Em Tuas Mãos e Catedral de Teresina.

As demais paróquias de Teresina também realizarão celebrações na data com horários específicos. A programação pode ser conferida no site: http://arquidiocesedeteresina.org.br/.

No Cemitério Recanto da Saudade, será realizada uma Missa Campal no domingo, dia 1º de novembro, às 9h30. Já no dia 2 de novembro, Dia de Finados, o local estará aberto apenas para visitação, das 6h às 18h.

Orientações

O Cemitério Recanto da Saudade emitiu algumas orientações aos familiares e amigos que desejam visitar seus entes queridos enterrados no local. Dentre as recomendações está: uso obrigatório de máscara; manter distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas; evitar aglomerações e contato físico, como beijos e abraços.

O Cemitério Jardim da Ressurreição também elaborou algumas orientações. Além das já citadas, não deverão comparecer ao cemitério pessoas com problemas de saúde e crianças; não levar coroa de flores ou guirlandas artificiais; a garrafa de água deve ser usada individualmente; o uso de álcool em geral deve ocorrer longe de vela e fogos; bem como fica proibida a consumação de alimentos no cemitério. A entrada no local só será permitida após mediação da temperatura e a visitação ao jazigo deve ser feita por até quatro pessoas.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: