Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério Público exige mais segurança no Parque da Cidadania

Segundo promotora Liana Lages, autora da recomendação, o local não oferece boas condições de segurança para os teresinenses e turistas que visitam o local.

07/11/2018 10:34

O Ministério Público do Estado Piauí (MPPI) expediu uma recomendação de melhorias na segurança do Parque da Cidadania, localizado na zona Centro-Norte de Teresina. Por meio da Promotoria de Justiça a implantação de medidas protetivas foram cobradas da Prefeitura Municipal de Teresina.  A ação está sendo exigida após uma inspeção realizada pelo MP, em agosto deste ano onde foram constatadas irregularidades que, segundo a autora da recomendação, promotora Liana Lages, não oferece boas condições de segurança para os teresinenses e turistas que visitam o local. 

De acordo com a vistoria do órgão, o Parque da Cidadania está com ausência de comunicação por radiocomunicadores e/ou telefones entre os agentes de portaria; a falta de placas de sinalização das vias que podem ser utilizadas por pedestres, ciclistas e skatistas; banheiros danificados, uso de drogas ilícitas e prática de atos sexuais; a existência de apenas duas portarias, quando o parque possui três entradas; a não existência de placas com as normas de utilização do parque, ou informando a proibição do consumo de bebidas em garrafas de vidro e a indicação de locais de coleta de lixo.

Segundo o Ministério Público as irregularidades devem ser solucionadas em até 30 dias. Dentro deste prazo, a Prefeitura de Teresina, a SDU Centro/Norte e a Guarda Municipal devem implementar medidas que garantam a segurança de quem frequenta o local. 

Contraponto

O Portal O Dia em contato com a Prefeitura de Teresina para falar sobre o assunto. Por meio de nota, a PMT esclareceu que as recomendações do Ministério Público foram recebidas e estão sendo atendidas pouco a pouco. Segundo a Prefeitura, a Guarda Municipal, responsável pela segurança do parque foi reforçada e os equipamentos já foram comprados, mas ainda não chegaram na cidade. 

Confira a nota na íntegra

O Comando da Guarda Civil Municipal de Teresina recebeu as recomendações do Ministério Público do Estado e informa que a segurança do Parque da Cidadania foi reforçada. Atualmente, são três equipes, que contam com motos e também carros, para fazerem o patrulhamento preventivo durante o horário de funcionamento do parque. Sobre os radiocomunicadores, o processo licitatório para a compra do material já foi finalizado e, em breve, os guardas receberão os equipamentos.

 No caso das placas de informação, a SDU Centro/Norte garante que as placas já estão em processo licitatório para serem colocadas em toda a extensão do Parque da Cidadania. 

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Geici Mello
Mais sobre: