Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mestre Expedito morre aos 89 anos em Teresina

Mestre Expedito foi um dos maiores artesãos de arte santeira do mundo com mais de 60 anos de profissão

10/12/2022 07:57

Considerados um dos maiores artesãos de arte santeira do mundo, Mestre Expedito morreu nessa sexta-feira (09) em sua residência em Teresina. Ele tinha 89 anos e sofria de Alzheimer.

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Por redes sociais, a família informou que o velório está acontecendo no espaço 'Estrela', na Pax União, na Avenida Miguel Rosa. O sepultamento será no domingo (11), às 16h, no cemitério Jardim da Ressureição. A família aguarda a chegada de dois filhos do escultor que moram em outro estado. 

Nota de Pesar

O Governo do Estado do Piauí emitiu nota de pesar lamentando a morte de Mestre Expedido. 

Veja abaixo a nota na íntegra:

"É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento de Mestre Expedito (89 anos), ocorrido nesta sexta-feira, 9.

Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense e seu nome faz parte do catálogo entre os 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”. Ele foi um dos precursores da arte santeira no Piauí, foi um dos mais importantes mestres santeiros do Estado ao lado de Mestre Dezinho.

Por sua arte, Mestre Expedito foi homenageado, participou de várias exposições e colocou o Piauí em destaque na arte santeira.

Neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares desse artista que tão bem fez ao Piauí."

História

Expedito Antonino do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais. Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar

Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde morava desde 1969. Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.

Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho. Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.

Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.

Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.

Em 2005, Mestre expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.

Mais sobre: