Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Merlong Solano propõe demolição de estação de ônibus na zona Norte

A obra, segundo o parlamentar, teria o objetivo de proporcionar conforto e segurança aos usuários, mas ocasiona dificuldades para a mobilidade urbana.

29/05/2023 às 12h33

27/09/2023 às 10h12

O deputado federal Merlong Solano (PT), propôs, através de suas redes sociais, que a estação de ônibus Rui Barbosa, no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina, fosse demolida. Segundo apuração do parlamentar e informações de populares, a plataforma estaria “atrapalhando” o trânsito da região.

Durante visita ao bairro da zona Norte, o deputado alegou que a estação de ônibus dificulta a circulação tranquila dos condutores e ciclistas, haja vista que quando o transporte público realiza o embarque e desembarque de passageiros uma fila de veículos acontece no mesmo instante.

Estação de ônibus da Rui Barbosa, zona Norte de Teresina - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Estação de ônibus da Rui Barbosa, zona Norte de Teresina

“Verificando a dificuldade de trânsito das pessoas aqui nessa área. Aqui nesse corredor tão estreito, quando o ônibus para o trânsito para, os carros que vêm atrás são obrigados a parar, as bicicletas e as motocicletas. Portanto, é uma obra absolutamente contrária a mobilidade urbana que precisa ser ágil, flexível e preservar o espaço de segurança das pessoas”, destacou.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Como solução para o imbróglio, Solano pontuou a demolição da estação, além de outras obras com a mesma finalidade que ficam no meio das vias.

O deputado apontou falhas na obra municipal - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
O deputado apontou falhas na obra municipal

“Algumas paradas que ficam no meio das ruas já constatei que precisam ser demolidas, como é o caso da do São Joaquim, na rua Rui Barbosa”, disse.

Intervenção nos terminais de integração

Além disso, o parlamentar questionou sobre os terminais de integração que foram construídos em alguns pontos da cidade. Ele elogiou as obras por sua magnitude, mas criticou o sentido delas hoje em dia, visto que não são mais utilizadas pelo fim que foram construídas.

Para o deputado, é necessária uma consulta pública da população, juntamente com especialistas em mobilidade urbana e arquiterura, para um novo fim aos terminais de integração.

“Mas os terminais de integração são obras de grande porte, inclusive que foram bem executadas, obra segura, bonitas inclusive, mas como utilizar isso aqui? [...]. Uma feira pública seria o caso? Um terminal cultural, seria o caso? Algo na área do esporte? Enfim, Teresina precisa refletir sobre que destino útil a sociedade dá aos terminais”, relatou.

O Sistema Inthegra é composto por corredores exclusivos de ônibus, plataformas elevadas para embarque e desembarque de usuários, além de oito terminais de integração espalhadas pela cidade. Segundo a Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) os investimentos no sistema somam-se cerca de R$ 700 milhões.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: