Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Medo da pandemia compromete saúde mental

O isolamento social imposto desde março em função da pandemia de Covid-19 aumentou os problemas de saúde mental entre os teresinenses de todas as idades e sexos.

04/07/2020 13:42

O isolamento social imposto desde março em função da pandemia de Covid-19 aumentou os problemas de saúde mental entre os teresinenses de todas as idades e sexos. O desconforto psíquico tem levado essas pessoas a buscarem ajuda dos profissionais de Psicologia e Psiquiatria para superarem o trauma da saudade, do medo, da ansiedade, da depressão e da mistura de tantos outros sentimentos e emoções.

É o que revelam especialistas da área, a exemplo do psicólogo Carlos Eduardo e Emanoel Lima, doutor em Psicologia Social, bem como o Dr. Rayli Sales, médico psiquiatra.Os problemas de saúde mental, como angústia e ansiedade, aumentam na medida que dura o confinamento das famílias em casa e das inúmeras incertezas nesses últimos meses em decorrência do novo coronavírus. 

Segundo o psiquiatra Rayli Sales, a Psiquiatria já sabe, desde muito tempo, que ficar em casa não é uma boa ideia para a saúde mental. Por exemplo, em quadros de depressão ou de ansiedade, a orientação é que o paciente deve permanecer ativo, o mais próximo possível da normalidade. "Atestados só são aceitáveis em períodos curtos e de muita gravidade, porque ficar em casa, inativo e isolado só piora esses transtornos. E sim, como é esperado, esse panorama tem trazido consequências pra saúde mental das pessoas em geral", acrescenta.


A pandemia do novo coronavírus aumentou o número de pessoas com ansiedade e depressão. Foto: Ilustrativa

Para ajudar as pessoas a lidar com essas situações durante o isolamento social, os psicólogos e psiquiatras têm a tecnologia como aliada no atendimento remoto. "Em pleno século XXI, com as tecnologias que temos, podemos nos comunicar instantaneamente com pessoas em qualquer lugar do mundo. As relações de carinho não devem desaparecer, mas apenas se adaptar. E claro, sempre lembrar que esperamos que seja uma coisa de momento, pelo menos nessa intensidade que vemos", explica o médico.

Ainda de acordo com o Dr. Rayli, as queixas dos pacientes não têm mudado ao longo da pandemia. São as mesmas de antes da Covid-19, pelo menos nos seus pacientes. "Depressão e ansiedade são os males desse século e isso não mudou. Pelo contrário! Isolamento, incertezas, prejuízos econômicos, tudo isso são fatores que apenas tendem a aumentar o estresse sobre a mente, o que pode gerar novos transtornos ou agravar os já existentes. Claro, sem falar das pessoas que faziam tratamento etiveram algum problema nesse contexto por conta da pandemia. Infelizmente, é comum a  reclamação de que parece que só existe corona agora”, pontua

Por: Luiz Carlos de Oliveira
Mais sobre: