Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Matinês mantêm viva a tradição do carnaval de clubes em Teresina

Os pais procuram estes eventos por causa da segurança e tranquilidade e os filhos aproveitam para brincar no meio do salão.

03/03/2019 12:27

Para além dos bloquinhos de rua e do próprio Corso de Teresina, a Capital piauiense também possui uma outra tradição no carnaval que a das matinês nos clubes. São lugares onde as famílias costumam se encontrar para se divertir ao som das marchinhas com mais tranquilidade enquanto os filhos aproveitam para brincar no meio do salão.

Na manhã deste domingo (03) as matinês do Iate Clube de Teresina, da AABB e do Clube da APCEF movimentaram o carnaval. Indo pela primeira vez ou não, a palavra de ordem para as famílias é diversão com segurança. É isso que atesta Fabíola Veras, frequentadora do Iate Clube.


“É a primeira vez que venho com meus filhos. A gente optou por ficar em Teresina para descanso e a matinê é uma opção mais tranquila e mais segura para as crianças e pra gente como pais. A gente vai se divertir e eles brincar com segurança”, disse. Fabíola levou os filhos João Gabriel e Bianca para brincar no clube e mostrar um pouco a eles do tradicional baile de carnaval do Iate Clube.


Fabíola Veras - Foto: Elias Fontinele/O Dia

Tradição é a palavra de ordem na família de Ângela Falcão e Leonardo Viana, que costumam frequentar as matinês do clube há algumas edições. Os dois reforçam que a tranquilidade destas festas é um dos motivos que os levam a participar sempre, mas também o objetivo de manter viva a tradição das marchinhas para suas futuras gerações. “Eu sou filha do Carnaval. Meu pai foi presidente da [Escola de Samba] Sambão e sempre estávamos nessa folia, então esse resgate é muito bom. É tradição, é mais seguro e é uma opção a mais além dos bloquinhos e das prévias”, afirma.


Leonardo Viana, Ângela Falcão e sua mãe, Rosângela Falcão - Foto: Elias Fontinele/O Dia

 Que também comemora a iniciativa dos clubes de Teresina com as matinês é Josieli Coimbra Borges. Acionista da AABB, ela comenta que a cidade, como um todo, tem reavivado a tradição dos bailes de carnaval e se consolidado como uma dos locais mais animados para se pular a folia de Momo. “Ontem nós tivemos no Capote da Madrugada, hoje viemos pra matinê e a intenção é repetir mais vezes no próximo ano”, disse.


Josieli Coimbra Borges - Foto: Elias Fontinele/O Dia

Este ano, a matinê do Iate Clube de Teresina tem apresentação de Pedro Araújo e Banda, além da realização do concurso de fantasias infantis. Já na AAB a folia fica por conta da Banda Folia e de Elano Santarém e Banda.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: