Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Maternidades de Teresina precisam de doação de leite humano

Em Teresina, as maternidades estão localizadas nos bairros Dirceu, Satélite e Buenos Aires

10/01/2019 12:14

Neste período de férias, as Maternidades da Prefeitura de Teresina, localizadas no bairro Dirceu, Satélite e Buenos Aires, solicitam a ajuda das mamães teresinenses que estejam amamentando para que façam doação de leite humano. O objetivo é aumentar o estoque do alimento, essencial para a nutrição e recuperação de bebês prematuros internados em unidades de cuidados intermediários.

A diretora geral da Maternidade Wall Ferraz, Mércia Cassandra, explica as condições para que as mulheres possam se tornar doadoras de leite: “Para ser uma doadora, a nutriz [mãe] precisa estar saudável, amamentando o seu filho e ter uma produção além das necessidades dele, pois vai doar o excedente. Ela então vai a um posto de coleta de leite, faz o cadastro e recebe as orientações necessárias sobre a doação”.

Louyse Lane, mãe do Nícolas Miguel, que nasceu prematuro, relata que o seu filho tem precisado do leite materno disponível na Maternidade Wall Ferraz, serviço que ela avalia como essencial. “É super importante. No meu caso, o meu bebê nasceu com 25 semanas e eu não tive produção de leite. Eu me senti muito frágil enquanto mãe. Ele está internado há dois meses e necessita desse alimento, então utilizamos o do banco de leite”, relata.

Em Teresina, as maternidades da Prefeitura, localizadas no bairro Dirceu, Satélite e Buenos Aires, contam com sala de coleta de leite materno. Estes locais, além de serem responsáveis pela coleta de leite humano, realizam atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Além disso, também recebem doação de frascos para coleta, que devem ser de vidro, com boca larga e tampa plástica, como os de Nescau ou maionese.

Mais sobre: