Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Margarete vai integrar comissão sobre casos de violência contra mulher

A parlamentar defendeu a iniciativa e destacou que a análise das matérias tratadas na comissão são importantes para a democracia do país.

09/03/2019 10:01

A deputada federal Margarete Coelho (PP) vai integrar a Comissão externa para acompanhar os casos de violência doméstica contra a mulher e o crime de feminicídio no Brasil. O colegiado foi formalizado nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, após aprovação da pauta em plenário no mês de fevereiro.

A parlamentar defendeu a iniciativa e destacou que a análise das matérias tratadas na comissão são importantes para a democracia do país. “Hoje mulheres por todo o Brasil são mortas simplesmente pelo fato de serem mulheres. No Piauí, temos um grande avanço na área com um Núcleo Observatório de feminicídio e a adoção de um protocolo investigativo. Precisamos que todos os estados criem seus protocolos a fim de tratar esses casos. Não podemos nos calar”, destacou.


Parlamentar também pleiteia vaga na CCJ da Câmara Federal. Foto: Elias Fontinelle/ODIA

O objetivo da comissão é acompanhar a situação dos protocolos de atendimento à vítima em estados com maior número de casos de violência, além de avaliar as estruturas públicas, como juizados, delegacias especializadas, centros de referência, serviços de saúde e casas de abrigo que oferecem ajuda para mulheres que foram vítimas de violência.

Além da parlamentar piauiense, mais quatro deputadas integram a comissão externa sobre violência contra a mulher: Leandre (PV-PR), Áurea Carolina (Psol-MG), Sâmia Bomfim (Psol-SP) e a coordenadora Flávia Arruda. A previsão é que a instalação dos trabalhos aconteça no dia 26 de março e que a comissão tenha um total de 15 integrantes.

Por: Natanael Souza
Mais sobre: