Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Major alerta para risco de usar o telefone em momento de chuva

Durante os relâmpagos existe o risco da rede ser atingida e acarretar em uma descarga elétrica.

12/12/2018 10:00

Com a chegada do período chuvoso, as pessoas devem ter cuidado redobrado com as instalações elétricas, sobretudo por conta do aumento de raios e das descargas elétricas que pode atingir a rede. É válido lembrar que a água é importante condutor de eletricidade e, em contato com a energia, pode causar acidentes graves, inclusive levando a óbito.

Segundo a Major Najra Nunes, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Piauí, deve-se evitar o uso do telefone fixo em momento de chuva com relâmpagos, devido o risco da rede externa ser atingida e acarretar em uma descarga elétrica. “Se um raio atingir a fiação do telefone pode conduzir até a pessoa que esteja usando na hora acarretar em um choque. O mesmo deve ser feito com o celular, que não pode ser usado quando estiver conectado ao carregador”, salienta a major.

Foto: Elias Fontinele/O DIA

Também as pessoas devem transformar em hábito a retirada dos eletrodomésticos da tomada, como ventiladores, televisões e micro-ondas, principalmente quando se ausentar do imóvel. Ela explica que Teresina é uma região com bastante incidência de raios e que é constante casos de descargas que atingem a rede.

“Quando não estiver usando esses equipamentos, mesmo estando em casa, tem-se que ter o hábito de desligá-lo, para que não sofra descarga na rede que pode provocar curto circuito, podendo até desencadear um incêndio, o que é muito comum de acontecer”, frisa.

Além disso, a major orienta que a população fique atenta com a umidade em parede que tenham ligações de rede elétrica, tanto de tomadas de telefone como de chuveiro elétrico. Com relação a isso, Najra Nunes recomenda que tomar banho com chuveiro elétrico precisa redobrar a atenção com a manutenção. 

“Quem tem chuveiro elétrico precisa se atentar e evitar banho em momentos de relampejo, pois se houver descarga pode atingir a rede e, por conta da condução de energia, provocar choques. É preciso verificar sempre se o eletrodoméstico não está passando pelo local que tenha água ou umidade, se estiver, precisa ser isolado”, comenta.

Caso aconteça de a pessoa ser atingida por uma descarga elétrica, é fundamental que as pessoas que estejam próximas desliguem a chave geral. Evite socorrer a vítima. “Ninguém pode socorrer a pessoa que está sofrendo uma descarga elétrica, pois, ao se aproximar dela, ao invés de ser uma vítima serão duas, pois ela também será eletrocutada”, explica a major Najra Nunes.

Tente afastar a pessoa do aparelho que está provocando o choque, preferencialmente retirando o equipamento da tomada. Em seguida, entre em contato com o Corpo de Bombeiros e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: