Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 700 animais silvestres foram resgatados em Teresina nos quatro primeiros meses de 2023

Mais de 700 animais silvestres foram resgatados em Teresina nos quatro primeiros meses de 2023

24/05/2023 às 13h48

26/09/2023 às 05h29

Em Teresina tem se tornando comum ocorrências envolvendo animais silvestres. Dados do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) apontam que, de janeiro a abril de 2023, cerca de 702 animais silvestres, entre aves e serpentes de diversas espécies, foram resgatados. Apenas no mês de abril, o BPA resgatou 235 animais, desses 120 eram aves que estavam em cativeiro.

Leia também: Em Teresina, protetora que cuida de 160 animais pede ajuda para manter abrigo

O comandante do batalhão, tenente-coronel Teixeira, explica que a venda de aves silvestres movimenta um mercado ilegal. Além de algumas espécies serem valiosas, também existe a utilização de aves em rinhas. “Algumas aves tem alto valor. Esse é um comércio ilegal e lucrativo e tem um público muito variado”, aponta.

Em abril de 2023, 235 animais silvestres foram resgatados - ((Foto: Divulgação/BPA)) (Foto: Divulgação/BPA)
Em abril de 2023, 235 animais silvestres foram resgatados

O crescente número de animais silvestres na zona urbana da capital se dá, principalmente, pela interação com a zona rural. Na segunda-feira (22), por exemplo, um bicho-preguiça foi resgatado pela polícia ambiental após ser flagrado por populares subindo em um poste de iluminação na Zona Norte de Teresina. Em abril deste ano, um jacaré foi encontrado em uma piscina de um condomínio localizado na Zona Leste de Teresina. Já em março, duas jiboias, um tamanduá e um jacaré foram resgatados em diferentes zonas da cidade.

Jacaré foi encontrada em piscina de condomínio, em Teresina - ((Foto: Reprodução)) (Foto: Reprodução)
Jacaré foi encontrada em piscina de condomínio, em Teresina

Muitas vezes, esses animais se aproximam de centros urbanos em busca de alimento. Além disso, a urbanização pode afetar as áreas verdes e fazer com que os animais acabem migrando para as zonas urbanas. “Nós temos rios, lagoas e existe uma interação entre as duas zonas. Além disso, muitas propriedades em construção avançam em direção a áreas verdes e, consequentemente, afetam o habitat natural dos animais silvestres”, destaca o comandante.

Acione a Polícia Ambiental

A orientação para quem encontrar animais silvestres no interior de casas ou em área residencial, é não tentar capturá-los ou afugentá-los, mas ligar para o 190 e acionar o Batalhão Ambiental para o resgate devido. 

Além disso, em caso de animais silvestres que estão sendo mantidos em cativeiro, é importante que a população denuncie, mesmo que de forma anônima, para que esses animais sejam resgatados e devolvidos ao seu habitat natural.

Mais sobre: