Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

JUNTA Festival Internacional de Dança lança programação de sua 4ª edição

O evento vem fortalencendo a movimentação em torno da dança contemporânea, gerando circuito de festivais no Nordeste

25/10/2018 10:32

Hoje (25), logo mais à noite, a partir das 19h, a artista inglesa Helen Cole, reconhecida internacionalmente pelos seus trabalhos, participa de um debate sobre cultura na Galeria The Doors - Work e Art. A conversa marca o lançamento o lançamento da quarta edição do JUNTA - Festival Internacional de Dança, que acontece este ano de 8 a 12 de Novembro , no Rio de Janeiro, e de 14 a 18 de Novembro em Teresina.

A noite de lançamento contará com um bate-papo sobre a importância da realização do Festival como forma de expressão dentro do contexto atual e apresentar a programação desta edição. Helen Cole, que está em Teresina para apresentar seu recente trabalho “Breathe”, será uma das participantes do debate. Além disso o lançamento contará com a apresentação da banda de pífanos Caju Pinga Fogo e dos DJs Donato e 70smokes.

O JUNTA - Festival Internacional de Dança se define como um conjunto de ações artísticas e formativas, tendo a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. O evento via a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos. Visa “deseducar o olhar”.


A dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo (Foto: Divulgação)

Idealizado por Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves, o Festival surgiu em 2015, já fortalecendo e oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil. Em sua 1ª edição marcou Teresina dentro do circuito de dança contemporânea do país, chamando a atenção de produtores internacionais, viabilizando uma experiência estética, que fomenta a dança e a arte locais e a criação e manutenção de redes de atuação.

O Festival já contou com a participação de artistas das mais diversas cidades brasileiras e de vários pedaços do mundo como Chile, França, Espanha, Argentina, Moçambique e outros. No JUNTA, independente da língua pátria, o diálogo se dá pela arte da dança, pelas expressões corporais.

Em Teresina o Festival acontece de 14 a 18 de Novembro. As apresentações ocuparão espaços importantes de da cidade como o CAMPO, Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Galeria Nonato Oliveira e Biblioteca Cromwell de Carvalho. Os locais escolhidos fazem parte do contexto de surgimento do JUNTA e de vários artistas locais, contando um pouco da história de Teresina através da cultura.

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O Dia
Mais sobre: