Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio atinge dois hectares da Floresta Fóssil na Raul Lopes

Chamas teriam começado com baganas de cigarro acesas jogadas por transeuntes. Bombeiros já controlaram o fogo.

09/11/2017 14:30

As chamas transformaram em cinzas dois hectares da Floresta Fóssil de Teresina, na Avenida Raul Lopes, na tarde desta quinta-feira (09). O fogo teria iniciado a partir de bagas de cigarro jogadas no local por transeuntes. Em contato com a vegetação seca, o fogo acabou se alastrando facilmente, foi o que explicou o Comando de Socorro do Corpo de Bombeiros, que enviou uma guarnição para controlar as chamas.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

O fogo já se concentra mais na parte de trás da Floresta, mais próximo ao Rio Poty, o que reduz o perigo, uma vez que as chamas não têm muito por onde se espalhar. No entanto, a vegetação próxima à pista ficou mais destruída, causando uma concentração maior de fumaça. “O que reduz mais os riscos é porque não há construções por perto e nem é uma área de fiação elétrica. A situação já está controlada e não há mais perigo”, destacou o sargento Edmilson Azevedo.

A guarnição dos Bombeiros foi acionada por volta das 13h30min e esta foi a primeira ocorrência do dia, segundo o tenente Lima, do Comando de Socorro. O oficial conta que já se percebe uma redução na quantidade de chamados diários que a Corporação vem recebendo, isso em razão da mudança no tempo em Teresina nos últimos três dias.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

“De ontem para hoje nós atendemos 10 ocorrências: nove ontem e somente esta hoje, até o momento. No mês passado esse número era praticamente em um único dia”, ressaltou o tenente Lima. As ocorrências, segundo ele, continuam se concentrando mais na zona urbana, em terrenos baldios e área de vegetação seca.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

A recomendação dos Bombeiros é que os proprietários façam a capina dos terrenos e evitem tocar fogo em lixos e entulhos, porque o tempo e a vegetação secos são propícios para que as chamas fujam de controle e se alastrem mais rapidamente.

Por: Maria Clara Estrêla e Nayara Felizardo
Mais sobre: