Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inacabada, rotatória do bairro Porto Alegre causa transtornos para motoristas

A rotatória, que está incluída no projeto de duplicação da BR-316, não está asfaltada e está sem sinalização.

25/03/2022 12:37

A rotatória localizada entre os bairros Porto Alegre e Esplanada faz parte de um trecho importante para a mobilidade urbana na saída Sul de Teresina. Pela rotatória passam, diariamente, moradores de bairros como Porto Alegre, Esplanada, Portal da Alegria, Teresina Sul, Torquato Neto e Vila Irmã Dulce, além de veículos que chegam da região do Sul do Piauí. 


Leia também: Ônibus alternativos cobram tarifas abusivas durante a greve do transporte, denuncia Setut 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Apesar de ser um trecho bastante movimentado, motoristas reclamam que a rotatória, que está incluída no projeto de duplicação da BR-316, não está asfaltada e está sem sinalização. Por conta disso, acidentes são registrados com frequência no trecho.

A estudante Jocilene Macêdo é moradora do bairro Porto Alegre. Em entrevista ao O DIA, a jovem conta que passa pela rotatória diariamente e já presenciou vários acidentes no local. 

Foto: Assis Fernandes/O Dia

"É muito comum eu passar e ter acidente, principalmente entre carro e moto. Como não tem fiscalização e a sinalização é praticamente inexistente, os motoristas não param. Quando chove piora tudo porque, como não tem asfalto, enche de buracos e atrapalha bastante. Depois que começou essa obra piorou tudo, mas a gente espera que quando tudo estiver pronto, a situação melhore", relata.

Marciela Lopes mora no bairro Porto Alegre há oito anos. Ela afirma que as obras de duplicação da BR-316, no trecho em frente ao bairro, foram finalizadas há seis meses e, desde então, a população espera que a rotatória seja concluída. 

"O balão está só improvisado. A BR está feita, mas o balão não. Colocaram aqueles blocos de concreto sinalizando o contorno, mas precisam terminar. Geralmente as máquinas estão lá, mas não vemos mais equipes trabalhando. Quando chove é um transtorno muito grande", enfatiza.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Outra reclamação dos moradores é de que, por falta de acesso para a via de maior velocidade, que fica localizada no centro da rodovia, um congestionamento se forma todos os dias na pista da direita, em especial nos horários de pico. 

O empresário Christino Marreiros, morador do residencial Torquato Neto, denunciou ao O DIA que já presenciou vários condutores trafegando por cima dos canteiros ou na contramão para conseguir acessar a via de alta velocidade e evitar o engarrafamento.

 "Quem vem dos bairros Torquato Neto, Porto Alegre, Irmã Dulce, Esplanada, todos daquela região, que pegam a pista de baixo, não tem acesso à pista de cima porque não tem uma entrada, só tem entrada próximo à saída do bairro Vamos Ver o Sol. Além disso, os viadutos novos também não estão asfaltados e nem sinalizados, as pessoas entram sem saber por onde", destaca.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informa que as obras de duplicação da BR-316 ainda estão em andamento e, portanto, os trabalhos seguem executados em etapas dentro de um cronograma estabelecido junto à empresa contratada. Nos trechos em obras, o órgão esclarece que implanta, rotineiramente, sinalização de trânsito provisória, mas vândalos têm subtraído ou danificado, com frequência, os itens da pista. 

Vale ressaltar que, ainda com os registros de vandalismo ou furto, as placas são repostas pelo DER-PI. A obra de duplicação da BR-316 está com 86% concluída e deve ser totalmente entregue à população ainda este ano.



Mais sobre: