Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Idosa teme incêndio e desabamento de teto em apartamento na Zona Leste de Teresina

Denúncia partiu de uma vizinha que gravou um vídeo no interior do apartamento, onde há diversos problemas estruturais

08/07/2021 17:00

Uma idosa identificada como Damiana Maria de Sousa Pereira, de 71 anos, que mora no Condomínio Altos, no bairro Vale do Gavião, na Zona Leste de Teresina, denunciou nesta quinta-feira (08) problemas causados por infiltração na estrutura de seu apartamento. Segundo ela, parte do forro cedeu – e o teto de sua cozinha corre o risco de desabar a qualquer momento. Além disso, a distribuição de energia elétrica está comprometida por causa do acúmulo de água na fiação. O problema já dura mais de dois meses.


“Essa situação está desse jeito há dois meses, que caminho para Caixa e ninguém resolve nada. Eles disseram que viriam na quinta-feira da semana passada, mas até agora nada. Eu preciso de ajudo, pois pago tudo certinho e estou correndo risco de vida. Meu banheiro está ficando alagado do mesmo jeito a minha cozinha. Ontem, a lâmpada explodiu e estou vendo a hora desse apartamento explodir e ninguém vem para resolver o problema”, disse.


Imagens gravadas por uma vizinha no interior do apartamento mostram que há muitos problemas estruturais. No vídeo é possível ver que parte do teto cedeu e que a água escorre pelas paredes. O apartamento da idosa foi financiado há quatro anos através do Programa Minha Casa Minha Vida.

“Eu não devo ninguém. Pago todas as minhas contas em dia e preciso de ajuda. Não tenho condições de viver em um lugar assim”, completa no vídeo.

A idosa não tem telefone celular e morra com a neta no local.  A vizinha que gravou o vídeo pediu para não ser identificada. Ela mora na Quadra H – Bloco 09 – apartamento nº 300, Condomínio Altos.

Por meio de nota, a Equatorial esclareceu que a manutenção das instalações elétricas internas de cada imóvel é de responsabilidade do cliente cadastrado junto à concessionária de energia elétrica. 

Confira a nota na integra.


Esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que a manutenção das instalações elétricas internas de cada imóvel é de responsabilidade do cliente cadastrado junto à concessionária de energia elétrica, conforme estabelece a Resolução Nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica. 

Cabe destacar que a responsabilidade da concessionária vai até o ponto de entrega de energia elétrica, que no caso em questão é o medidor de energia elétrica.

A situação apresentada se configura em um problema na rede elétrica interna da residência e de responsabilidade do cliente, que deverá providenciar um eletricista particular habilitado de sua confiança para a manutenção nas instalações elétricas internas.


Esclarecimento 

A Águas de Teresina informou que encaminhou uma equipe ao local e foi identificado que existe vazamento nas instalações internas do imóvel, não sendo uma demanda de responsabilidade da concessionária. 

Durante a visita, a empresa orientou a moradora a buscar a administração do condomínio para solucionar o problema.

Para informar problemas nos sistemas de água e esgoto relativos à concessionária, a Águas de Teresina informa que os usuários podem ligar para o 0800 223 2000 ou 115. Podem ainda entrar em contato pelo número de WhatsApp (98124-3199) e pelo aplicativo Águas App, disponível para celulares Android e IOS. O atendimento é rápido e seguro.


Outro lado 

O Portal O Dia.com tentou, mas não conseguiu contato com representantes da Caixa Econômica Federal no Piauí para comentar o caso. 

O espaço está aberto para os esclarecimentos.  


Mais sobre: