Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Guarda Municipal é demitido após agredir skatista no Parque Cidadania

A abordagem truculenta aconteceu em fevereiro do ano passado. Guardas deram socos e chutes em jovem após imobilizá-lo.

24/07/2018 11:38

A Prefeitura de Teresina demitiu o guarda municipal de iniciais E.C.V da C, acusado de ter agredido um skatista em fevereiro do ano passado no Parque Cidadania após uma abordagem truculenta. O caso foi denunciado pela Associação Teresinense dos Skatistas e o momento da abordagem do guarda foi registrado em vídeo e circulou nas redes sociais.

As imagens mostravam o jovem, identificado apenas como Jordean, sendo abordado por cinco guardas que o imobilizam e um deles chega a chutar o rapaz mesmo quando ele já está no chão. Vários skatistas ainda tentam evitar as agressões e avisam que estão filmando tudo.


Jordean foi abordado de forma truculenta por guardas municipais no Parque Cidadania (Foto: Arquivo Pessoal)

Os guardas, então, ameaçam leva-los para a delegacia e se refere aos jovens como “vagabundos”. Após ser imobilizado, Jordean foi revistado e mesmo, aparentemente, não portando nada ilegal, saiu do Parque Cidadania algemado e tinha marcas de agressões nas costas.

Na época, a PMT afastou E.C.V de suas atividades e instaurou processo administrativo disciplinar para investigar o caso. O corregedor da Guarda Municipal, procurador Ari Ferreira, explicou que foi dado direito de defesa ao guarda.

“A Prefeitura não pode admitir esse tipo de conduta, de truculência. A atitude de um guarda deve ser impositiva, mas não truculenta. Deve ser enérgica, ativa, jamais abusiva. O papel do guarda é no reforço da segurança, mas de uma forma humanizada”, frisou o procurador.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Prefeitura de Teresina
Mais sobre: