Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Greve de ônibus em Teresina continua. 70% da frota deve voltar às ruas

Após reunião, Sintetro decide não acatar proposta econômica da justiça e continuar a greve.

01/07/2020 11:44

Em Teresina, há  46 dias os motoristas e cobradores do transporte público estão em greve. Nesta quarta-feira,01, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Piauí (Sintetro-PI) se reuniu para avaliar a proposta do Procurador João Batista Machado, do Ministério Público do Trabalho (MPT). 

De acordo com o primeiro secretário de imprensa Miguel Arcanjo, o promotor propôs suspender a greve e manter o salário que foi pago a categoria em dezembro, mas suspendendo o plano de saúde e ticket alimentação por mais dois meses, julho e agosto, mas sem a garantia que em setembro os motoristas e cobradores teriam os benefícios de volta.

A segunda decisão do Procurador João Batista Machado é que caso a categoria não aceitasse a proposta econômica, seria determinado uma porcentagem de ônibus que devem voltar circular. O Sintreto concorda com essa porcentagem, mas afirma que a greve continua.

Miguel Arcanjo, afirma que tais direitos foram adquiridos há mais de uma década e não vão abrir mão deles. “O Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) se mantêm irredutível em querer retirar plano de saúde, ticket alimentação e demitir 50 % dos cobradores. Então, a gente deixou bem claro que  sob essa condições a gente não voltaria a trabalhar, deixamos a nossa proposta, pois não queremos avançar em nada só garantir o que temos", explica.

Ônibus devem voltar a circular na próxima segunda-feira, 06. Foto:(Arquivo ODia)

O primeiro secretário diz ainda que em janeiro a categoria teve um reajuste de 4,48% do salário, porém foi retirado. E que o Setut conseguiu ainda eliminar o aumento, baixando o salário de 2019, que passou de R$ 1.958,00 para R$1.941,00, que está sendo reconhecido no momento pelo órgão.

No momento, o setor jurídico do Sintetro ficou responsável de repassar as decisões para o MPT, para que os próximos passos da negociação sejam tomados.

Posicionamento da Strans e Setut

A Strans informa que segue acompanhando as negociações entre patrões e empregados. E que em reunião, o Ministério Público do Trabalho propôs ao Sintetro e Setut retomarem as atividades até a próxima segunda-feira (06), com 70% da frota que estava circulando antes da greve em horários de pico e 30% em horários de entrepico, com menos circulação de passageiros. Até que se chegue a um acordo para o término da paralisação.

Já o Setut afirma que está avaliando as propostas para poder restabelecer os serviços aos cidadãos teresinenses.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: