Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gevisa irá usar vídeos de aglomerações para autuar bares e restaurantes

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram multidão de pessoas em aglomeração dentro de bar na zona Sudeste.

26/04/2021 12:17

A Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) de Teresina informou, nesta segunda-feira (26), que irá usar os vídeos com denúncias de aglomerações para autuar bares e restaurantes por  descumprimento às medidas sanitárias de combate à pandemia do novo coronavírus.  A informação foi confirmada pela gerente da Gevisa, Larisse Portela, em entrevista a uma TV local.


Leia também: Pagamento de auxílio para setores de bares, restaurantes e eventos inicia hoje (26)


Um dos eventos flagrados em imagens ocorreu na última sexta-feira (23), no Plano B Restobar, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste de Teresina. Nas imagens, uma multidão de pessoas se aglomera dentro do estabelecimento, os clientes aparecem sem fazer o uso de máscara e sem respeitar o distanciamento social mínimo exigido pelas autoridades sanitárias. Apesar de flexibilizar o funcionamento de bares e restaurantes no Piauí, o decreto estadual proíbe a promoção de eventos com danças e que tenham aglomeração de pessoas.

A reportagem do O Dia entrou em contato com o estabelecimento, que alegou que o vídeo gravado externou um fato isolado. Segundo o restaurante, os protocolos sanitários foram respeitados e, somente em determinado momento ao final do show, as pessoas presentes se levantaram repentinamente e esse momento teria sido gravado por clientes que estavam presentes no local (confira a nota na íntegra ao final deste material).

“Logo após o início da agitação, começamos o trabalho de contenção dos clientes, somado isso aos pedidos do próprio cantor para que todos retornassem às mesas, que, por sua vez, parou a banda e disse que se todos não sentassem, ele não continuaria. Assim foi feito. Instante depois, todos sentaram, foi dada continuidade ao evento, com quietude e o show foi encerrado”, informou o restaurante.

Segundo a Vigilância Sanitária, a aglomeração de pessoas é uma das principais infrações flagradas durante as fiscalizações realizadas na capital. Entre os dias 19 e 25 de abril, foram notificados 30 estabelecimentos, e dois receberam auto de infração por descumprimento das normas estabelecidas. Além da aglomeração, o funcionamento após horário de encerramento pré-estabelecido e consumo de alimentos e bebidas em bares em dias de lockdown, quando estes locais são autorizados a funcionar apenas na modalidade delivery, também são constatados com frequência pela equipe de fiscalização.

“Embora a maioria dos estabelecimentos esteja obedecendo o Decreto com medidas mais restritivas, infelizmente ainda encontramos essas situações, que foram as principais infrações em relação à última semana”, disse a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Larisse Portela.

A gerente esclarece a diferença entre notificação e auto de infração lavrado de imediato. “A escolha é em função do tipo de norma sanitária infringida, em relação à gravidade. Por exemplo, um ambiente evidenciado com aglomeração é prontamente autuado, bem como a não utilização de máscara por clientes que circulam entre as mesas ou mesmo por funcionários colaboradores do ambiente”, conta Larisse Portela.

A população pode contribuir denunciando irregularidades em qualquer estabelecimento para a Vigilância Sanitária. Basta entrar em contato por meio dos telefones 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta das 7:30 às 17:30h.

Confira a nota do Plano B Restobar na íntegra:

Repercutiu nas mídias sociais um trecho do evento, que externou um fato isolado.

Na noite em questão, nosso estabelecimento, como sempre fez, manteve os protocolos contra a pandemia. Todavia, em determinado momento, as pessoas presentes se levantaram repentinamente por conta da última música e pela emoção da despedida do músico, que partirá para continuar a carreira no Estado de SP. Logo após o início da agitação, começamos o trabalho de contenção dos clientes, somado isso aos pedidos do próprio cantor para que todos retornassem às mesas, que, por sua vez, parou a banda e disse que se todos não sentassem, ele não continuaria. Assim foi feito. Instante depois, todos sentaram, foi dada continuidade ao evento, com quietude e o show foi encerrado. 

Esse instante foi filmado, e, infelizmente e sem checarem o que de fato ocorreu, o vídeo tomou força.

Sem mais, comprometemo-nos a seguir com capricho os protocolos e decretos das autoridades.

Assessoria de Comunicação Plano B Restobar.

Mais sobre: