Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino defende protocolo único em reunião com Ministério da Saúde

O prefeito defendeu que várias cidades já estudam a reabertura das atividades comerciais e precisam realizar a medida de forma segura

20/05/2020 15:37

Em videoconferência organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (20), o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), defendeu um protocolo único para embasar a tomada de decisões dos gestores municipais na pandemia do novo coronavírus.

O gestor comentou que o protocolo é cada vez mais necessário porque várias cidades já estudam a reabertura das atividades comerciais e precisam realizar a medida de forma segura. “Essa necessidade se torna mais criteriosa porque teremos que chegar no ponto da abertura das atividades econômicas e precisamos fazer isso com segurança e através de critérios técnicos, bem como baseados em diretrizes da Organização Mundial de Saúde”, afirmou.

Reunião entre o ministro interino da Saúde e Frente Nacional dos Prefeitos (Foto: Reprodução)

Firmino Filho disse que as orientações devem ser bem definidas e respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Já tínhamos feito essa proposta ainda na gestão do ex-ministro Mandetta e agora reforçamos a necessidade desse protocolo, com diretrizes técnicas e objetivos claros e transparentes para que os gestores possam executá-los nas cidades que administram”, disse.

O prefeito de Teresina também comentou que os idosos precisam de mais apoio do Governo Federal. Segundo ele, idosos que recebem benéficos previdenciários estão sendo expostos ao risco de contaminação ao precisarem ir às agências bancárias.  “Essa exigência de que eles tenham que ir presencialmente às agências bancárias receber os benefícios coloca nossos idosos, que já são grupo de risco, em possibilidade maior de contato com o vírus. Precisamos buscar soluções conjuntas para resolver esse impasse”, ponderou.

Os participantes da videoconferência debateram ainda a disponibilização de recursos para médias e grandes cidades, disponibilização de testes, reparadores, Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos, criação dos centros de quarentena, e ainda habilitação de leitos interestadual.

Plano de ação

O ministro interino Eduardo Pazuello explicou que Plano de Ação está sendo elaborado para orientar os prefeitos de todo país desde a chegada do paciente nas unidades de saúde até ferramentas que irão contribuir quando os gestores municipais precisarem adotar medidas de enfrentamento à Covid-19.

“Estamos trabalhando um plano de ação que inclui o manejo de pacientes com a Covid-19, desde a ida ao posto de triagem até o retorno para casa tratado e curado, uma estratégia clara sobre o uso de testes rápidos e do PCR, e ainda a ferramenta de análise de riscos, para que os gestores analisem o seu grau de risco com dados técnicos e possam, assim, tomar medidas de forma segura e efetiva”, disse Eduardo Pazuello.

Por: Otávio Neto com informações da PMT
Mais sobre: