Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Filho de ex-deputado Fernando Monteiro é solto por desembargador em Teresina

Jovem havia sido preso na última quarta-feira (31), acusado de aplicar golpe em um restaurante da capital do Estado

02/06/2023 às 17h05

28/09/2023 às 12h35

O filho do ex-deputado Fernando Monteiro, identificado como Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, foi solto pela justiça nesta sexta-feira (2), após passar dois dias preso acusado de aplicar golpe em um restaurante de Teresina. A informação foi confirmada pelo delegado Filipe Bonavides, da Superintendência de Operações Integradas.

A decisão foi tomada pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, que concedeu habeas corpus ao filho do ex-deputado após pedido de liberdade solicitado pelo advogado Marcos Vinicius Brito Araújo.

Lauro Alberto foi preso na última quarta-feira (31), durante operação da polícia - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Lauro Alberto foi preso na última quarta-feira (31), durante operação da polícia

De acordo com Filipe Bonavides, a soltura de Lauro Alberto Cavalcante Monteiro já era esperada, uma vez que as prisões temporárias têm prazo de 5 dias para que haja a liberação. “Ele foi preso para que fizéssemos a averiguação dos fatos e, como conseguimos ter acesso ao mandante do crime, não foi necessário representar pelo pedido de prisão preventiva", explica o delegado.

Entenda o caso

Lauro Alberto Cavalcante Monteiro foi preso durante a Operação Compras Online, deflagrada na última quarta-feira (31). Ele era um dos acusados de aplicar golpes em restaurantes de Teresina e causar um prejuízo de cerca de R$ 8 mil a um estabelecimento de venda de comidas orientais.

Ao todo, cinco pessoas foram presas na ação, sendo três homens e duas mulheres. Em entrevista, o delegado Filipe Bonavides explicou que o mentor da quadrilha, identificado como Mineiro, obtinha dados de cartões de créditos de pessoas pela internet e através de aplicativos de mensagens. Então, ele inseria dados falsos em aplicativos de compras de comida e cooptava outras pessoas oferecendo descontos.

As investigações começaram a partir da denúncia do proprietário do restaurante de comida oriental, que percebeu uma frequência nas compras seguidas de cancelamentos de pedidos.

Com edição de Nathalia Amaral
Mais sobre: