Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival que celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia ocorre neste sábado (20), no Centro de Teresina

O evento tem entrada gratuita e comemora a conquista de direitos na luta contra a LGBTfobia

20/05/2023 às 15h09

28/09/2023 às 09h11

Com o objetivo de celebrar a diversidade e reivindicar direitos, o Festival Multicultural contra a LGBTQIAfobia ocupa as ruas do Centro de Teresina a partir das 18h deste sábado (20). O evento faz alusão ao dia Dia Internacional de Luta contra a LGBTQIfobia, comemorado no último dia 17 de maio. O festival tem entrada gratuita e acontecerá na Rua 24 de Janeiro.

A programação do evento contará com a renomada artista Jorgina Banguim e pelo DJ Hiperbolar. Além disso, as DJs Kays e Nicoly Williams, Tainah Porta e as performances de Paty Girl e Troian marcarão presença no palco. 

Festival Cultural Contra a LGBTfobia ocorre neste sábado (20)  - ((Foto: Divulgação)) (Foto: Divulgação)
Festival Cultural Contra a LGBTfobia ocorre neste sábado (20)

Para a vice-coordenadora do Matizes, Marinalva Santana,o evento é a celebração do respeito e da diversidade. “Nós vamos ter DJs, performances de drags. Simultaneamente, ocorrerá uma feirinha para as pessoas LGBTs venderem seus produtos e ganharem alguma renda. O festival é gratuito e o único requisito para quem quiser participar é se despir do preconceito”, frisa Marinalva.

Durante o festival, também terá arrecadação de alimentos não perecíveis que posteriormente serão doados à pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

Dia Internacional contra a LGBTfobia

Em 17 de maio de 1990, a homosexualidade deixou de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A data ficou marcada por uma importante conquista na luta pelo direito de existir e, por isso, foi escolhida para celebrar o Dia Internacional contra a LGBTfobia, instituído em 2004. 

O objetivo da data é promover ações de conscientização e combate ao preconceito contra pessoas LGBTQIA+. Ao redor de todo o mundo, ocorreram manifestações, eventos e palestras voltadas ao tema. 

Dia Internacional contra a LGBTfobia celebra conquista de direitos - ((Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Dia Internacional contra a LGBTfobia celebra conquista de direitos

A cada 32 horas, uma pessoa LGBT é morta no Brasil

Datas como o Dia Internacional contra a LGBTfobia celebram conquistas importantes na luta das pessoas LGBTQIA+ no Brasil e no mundo. No entanto, é preciso lembrar que os desafios que essa comunidade enfrenta são constantes e diários. O preconceito, o abuso e outros tipos de violências levam à morte de milhares de pessoas LGBT.

Em 2022, mais de 270 mortes foram registradas no Brasil, de acordo com o Dossiê Mortes e Violências contra LGBTQIA+. A maioria dos óbitos se deu em decorrência de assassinatos. O número mostra que, no país, uma pessoa LGBT é assassinada a cada 32 horas.

Os dados evidenciam a necessidade de políticas políticas que protejam efetivamente essas pessoas e, além disso, demonstram a importância de uma educação voltada ao não preconceito e a não violência. Eventos que pregam a diversidade, respeito e inclusão também contribuem para a disseminação da causa. 

Mais sobre: