Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de calçamento prejudica acessibilidade na Vila Madre Teresa

As vias de terra diicultam o deslocamento e prejudicam a saúde da população; SDU está preparando licitação para que a área receba calçamento

24/08/2017 08:54

(Foto: Moura Alves/ O Dia)

Moradores da Vila Madre Teresa, zona Leste de Teresina, reclamam de transtornos causados pela falta de calçamento nas ruas da região. No local, as vias feitas de terra dificultam o deslocamento e prejudica a saúde da população e, além disso, a situação se agrava para os moradores que dependem de cadeira de rodas para se locomover. 
A ausência de uma estrutura adequada nas Ruas São José e México prejudica o morador Luciano Araújo e seu filho de seis anos, Ruan Victor, que é portador de deficiência psicomotora. Residente há 10 anos no bairro, Luciano conta que evita sair com o filho de casa por conta dos desníveis e buracos presentes na rua já que a falta de pavimentação dificulta o trânsito da cadeira de rodas pelas ruas do bairro. Luciano afirma que, além de seu filho, outro residente da rua também precisa de cadeira de rodas para deslocamento. 
Além disso, a grande quantidade de poeira que é levantada ao transitar também representa transtorno. O morador acrescenta que, no período de chuvas, os carros, motos e bicicletas também ficam impedidos de transitar pelo local, que ica coberto pela lama e pelo mato. “É complicado, evitamos sair de casa por causa da poeira que ele não pode pegar, às vezes nós queremos colocar ela aqui na porta, para pegar um ar, e não tem como”, relata. 
Poeira e obstáculos atrapalham dia a dia 
Quem também convive com a situação é o autônomo Elias Pereira, que conta que o problema é antigo. Ele, que precisa trabalhar em casa, relata que o vento transporta poeira para as residências; veículos pesados que trafegam nas ruas também se tornam um problema. 

Luciano tem dificuldades por conta do filho, que é deficiente psicomotor (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Por conta dos obstáculos nas ruas do bairro, o autônomo fala que tem cuidado redobrado ao sair de casa em sua motocicleta, com intuito de evitar acidentes. “Aqui nós vivemos esperando as autoridades resolverem algo. A gente queria que as ruas fossem mais abertas, adequadas da maneira que é pra ser, para melhorar o nosso luxo e ter mais acesso. A poeira também atrapalha em tudo, junta terra em tudo até quando bate um vento. As crianças icam prejudicadas, temos que controlar quando elas podem sair por causa da poeira”, afirma. 
Licitação está sendo preparada 
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Leste (SDU/Leste), está sendo preparada uma ficha de licitação para calçamento das ruas na Vila Madre Teresa, são elas México, São José, 6, Benedito de Paula, Coração de Jesus, Gabriel Felipe, Menino Jesus, Torquato Viana, Canadá, Santa Luzia e Portugal, com investimentos de mais de R$1 milhão. 

Elias Pereira lembra que até as crianças ficam prejudicadas com a poeira (Foto: Moura Alves/ O Dia)

O superintende executivo da SDU/Leste, Márcio Sampaio, informa que, atualmente, a superintendência tenta mapear os locais sem implementação de pavimentação; além disso, após receber as demandas da população por meio de processo, o órgão encaminha equipe ao local, realiza levantamento e solicita autorização para fazer projeto. “Tivemos levantamento de toda Vila Madre Teresa, acerca da falta de pavimentação, já temos projetos dessas ruas que estão faltando; também fizemos levantamento do Porto centro e Vila Firmino ilho, a respeito do que ainda falta de pavimentação a ser executada”, pontua.
Edição: Biá Boakari
Por: Letícia Santos
Mais sobre: