Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes realizam ato contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina

Por conta do ato, o trânsito ficou lento em alguns pontos da Avenida Frei Serafim

17/01/2019 18:58

Representantes de movimentos estudantis e sindicais realizaram no final da tarde dessa quinta-feira (17) uma manifestação contra o reajuste da tarifa de ônibus para R$ 3,85, anunciado na semana passada.  A concentração aconteceu na Praça do Fripisa, local de onde os manifestantes partiram em direção à Avenida Frei Serafim. 

Manifestantes fecharam o cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa (Foto: Elias Fontenele/O Dia) 

Durante o ato, os manifestantes distribuíram folhetos com informações sobre o transporte público e dialogaram com os passageiros que estavam nas paradas de ônibus da avenida. 

De acordo com estudante de História, Lucas de Oliveira, representante do DCE –UFPI, a manifestação também teve como objetivo chamar atenção da sociedade para a qualidade do serviço de transporte público da capital.

 “O motivo é reivindicar que o aumento da passagem não se estabeleça de fato. Além disso, estamos reivindicando melhorias, como qualidade, segurança e eficiência, que são coisas que o transporte público de Teresina ainda falha muito. R$ 3,85 é um valor muito absurdo pra uma cidade como Teresina, e nós, estudantes e trabalhadores, não podemos pagar por isso”, afirmou o estudante. 

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais também marcaram presença na manifestação. De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato, Joaquim Monteiro, a categoria é uma das mais prejudicadas com o aumento da passagem de ônibus. 

“Essa manifestação é de toda classe trabalhadora, e também dos estudantes, que são filhos de trabalhadores. O nosso sindicato representa uma categoria que usa o transporte público, que é a dos servidores municipais. Inclusive, muitos servidores recebem menos que um salário mínimo, e vão entrar em prejuízo com esse reajuste”, pontuou Joaquim Monteiro. 

Por conta do ato, o trânsito ficou lento em alguns pontos da Avenida Frei Serafim e em ruas próximas. Cerca de 60 homens, entre Policiais Militares e Agentes de Trânsito, acompanharam a movimentação, e auxiliaram no controle do tráfego de veículos no local. 

Policiais e Agentes de Trânsito ajudaram a controlar o tráfego de veículos (Elias Fontenele/O Dia)

De acordo com o diretor de fiscalização da Strans, coronel Jaime Oliveira, os manifestantes haviam comunicado com antecedência às autoridades sobre a realização do ato, que, na avaliação dele, ocorreu de forma tranquila.  “O serviço de inteligência da Polícia Militar já apontava a realização desse ato desde a última segunda feira. A partir disso, nos reunimos e planejamos esse trabalho de acompanhamento”, destacou o coronel.

Por: Natanael Souza
Mais sobre: