Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudante morre após sofrer mal súbito na UFPI

Aluna foi socorrida e encaminhada ao Hospital do Satélite, mas não resistiu. Em nota de repúdio, centro acadêmico denuncia "despreparo" da universidade.

19/05/2023 às 13h49

28/09/2023 às 03h12

A estudante Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos, faleceu nesta sexta-feira (19), após sofrer mal súbito cardíaco na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Aluna começou a passar mal na tarde de ontem (18) nas dependências do curso de Libras do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Maria dos Milagres estava desacordada quando foi encaminhada pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital do Satélite. De acordo com a instituição, ao ser informada sobre o mal estar da aluna, a Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI se dirigiu ao local e “prestou o apoio necessário”.

Aluna morre após passar mal na UFPI - (Foto: Arquivo / O DIA) Foto: Arquivo / O DIA
Aluna morre após passar mal na UFPI

Leia também: Estudante morre após calourada na UFPI; uma pessoa foi presa

Caso Janaína: estudante da UFPI foi estuprada e teve pescoço quebrado, diz delegado

Durante ocupação, estudantes pedem exoneração do Reitor da UFPI e novas eleições

Em vídeo divulgado pela instituição, o reitor Gildásio Guedes afirma que a UFPI se solidariza com família, amigos e parentes da aluna. “A estudante teve apoio e assistência dentro da universidade e saiu com vida. Nós nos solidarizamos com a família, amigos e parentes e estamos a disposição para o que for possível no que diz respeito a maiores assistência”, afirma o reitor. 

Alunos denunciam “despreparo” da universidade

Em nota de repúdio divulgada pelas redes sociais, o Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto informou que a estudante passou mal dentro da universidade e precisou ser assistida com urgência. Contudo, a UFPI não teria prestado assistência à aluna dentro do campus.

“A instituição mostrou seu despreparo em manter a segurança de seus alunos, mais uma vez. Se fez necessário contatar o SAMU e a aluna precisou ser levada às pressas para o HUT, pois dentro da universidade não foi prestado qualquer tipo de assistência. A Universidade se faz, mais uma vez, inassistente quanto ao auxílio e manutenção da saúde e integridade física de seus discentes, sobretudo em blocos mais afastados, como o prédio da Coordenação de Letras Libras”, afirmou.

A equipe de reportagem do O DIA entrou em contato com o Hospital Universitário (HU) para obter mais informações sobre o caso. Segundo a direção, o HU não tem atendimento de urgência de emergência. "Os atendimentos, consultas e internações são regulados pela Fundação Municipal da Saúde", disse o órgão.

Confira a nota na íntegra:

Na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, uma estudante de letras libras passou mal dentro dos domínios da universidade e precisou ser assistida com urgência. No entanto, a instituição mostrou seu despreparo em manter a segurança de seus alunos, mais uma vez. Se fez necessário contatar o SAMU e a aluna precisou ser levada às pressas para o HUT, pois dentro da universidade não foi prestado qualquer tipo de assistência.

A Universidade se faz, mais uma vez, inassistente quanto ao auxílio e manutenção da saúde e integridade física de seus discentes, sobretudo em blocos mais afastados, como o prédio da Coordenação de Letras Libras.

O Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto NÃO apoia a gestão do atual reitor Gildásio, interventor empossado sem escolha estudantil! UMA GESTÃO CORRUPTA RESULTA EM ALUNOS DESASSISTIDOS!

Mais sobre: